TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Da Gol

Pesquisas Acadêmicas: Casos Da Gol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  2.415 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de caso-A Gol Levanta Vôo

1- Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

R: A Gol utilizou o modelo de negócios Low cost, Low fare (Baixo custo e baixa tarifa). A companhia democratizou as viagens de avião no Brasil e na América do Sul. Conseguindo com isso oferecer serviços tão eficientes porque tem um modelo de negócios baseado em estruturas, sistemas e controles que privilegiam a qualidade, a alta tecnologia, a segurança, a padronização da frota, a motivação e a produtividade de sua equipe. Com foco constante na redução de custos

2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudariam ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

R: Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência.

Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir.

A Gol não mudou sua visão e missão inicial, adaptou-se ao mercado, criando ainda no Brasil uma tendência inovadora no segmento, quero acreditar que não irão mudar ao longo dos anos.

3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.

R: Oportunidades- Funcionários com grande experiência, baixos salários, concorrência desestabilizada e frágil.

Ponto Forte- Aviões modernos e econômicos, colaboradores treinados, horário distintos de vôos, aeronave com tecnologia de Ponta.

Ameaças- As empresas aéreas baixaram seus preços na tentativa de não perder o mercado.

Ponto Fraco- Perda de clientes Classe A, que desejam serviços diferenciados e estão dispostos a pagar por isso, a extinção das classes de passagem econômica e executiva, salas Vips.

4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são as principais vantagens competitivas?

R: Tem como estratégia de mercado manter os preços abaixo da concorrência, ganhar mais mercado, tem por objetivo continuar inovando através de tecnologia e frota moderna, leva vantagem sobre as outras, pois, possui grande flexibilidade, terceiriza todos os serviços os quais julga ser melhor desempenhado por outras empresas especializadas.

5. De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

R: Com a estratégia de produção, a Gol promoveu uma estrutura de custos evitando desperdícios com eficiência. Usou uma estratégia de marketing para alcançar os clientes de classe baixa. Na estratégia de recursos humanos, contratou trabalhadores experientes para desempenhar as funções específicas e oferecendo planos de participação nos resultados e de compras de ações da empresa, motivando o seu pessoal. E sempre com atenção na estratégia financeira, reduzindo custos, com frotas homogêneas e econômicas.

6. Utilizando a matriz BCG e a Matriz GE /McKinsey, qual é posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

R: A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por já ter iniciado com o modelo de low cost, low fare. (baixo custo, baixa tarifa). Isso lhe da uma enorme vantagem sobre seus oponentes. As empresas de ônibus tiveram que rever os preços das suas passagens, pois com o preço que a Gol oferece nas passagens com suas aeronaves é significativo. Com isso os passageiros optam pelo avião, pois a diferença no preço da passagem é pequena. Sabe-se que a viagem de avião lhe trará mais conforto, praticidade, mais rapidez para chegar ao seu destino, com isso uma viagem tranqüila e muito menos cansativa.

7. Procure analisar o setor da aviação civil a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

R: • Rivalidade entre os concorrentes

• Poder negocial dos clientes

• Poder negocial dos fornecedores

• Ameaça de entrada de novos concorrentes

• Ameaça de produtos substitutos

8. A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá manter sua vantagem competitiva e seu modelo de negócios com a Varig?

R: Acreditamos que não, pois a Gol usa várias estratégias de negócios, e funcionais; Estratégia Marketing, Estratégia de Mercado, Estratégia Financeira, Estratégia de Produção e de Recursos Humanos. Ela continua atenta às mudanças no mercado, analisando constantemente os movimentos dos consumidores e dos concorrentes. A Gol vai se adaptando a nova aquisição, pois a Varig e uma das maiores companhias aéreas, com isso precisa se adequar para não perder clientes para seus concorrentes com uma equipe totalmente qualificada, e com custo baixo e tarifas baixas provavelmente a Gol conseguirá se tornar a maior empresa aérea no Brasil em poucos anos. Com isso aumentando ainda mais o seu faturamento.

Estudo de caso- Crise e reestruturação nas Organizações Globo

1- Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

R: A estrutura organizacional do Grupo Globo dá-se, atualmente, pela divisão e subdivisão de departamentos, visando uma melhoria no desenvolvimento das atividades. O conglomerado adotou essa forma estrutural resgatando a situação financeira da empresa do “fundo do poço”, descentralizando o poder de uma só pessoa evitando assim burocracia e lentidão no desenvolvimento de suas atividades.

2-Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com