TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e sua importância para o usuário

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e sua importância para o usuário

Acadêmico(a) Raquel Ferreira de Souza

Tutor Externo(a) Maristela da Silva Truppel

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES0295) – Estágio I

20/02/2018

1 INTRODUÇÃO

O Estágio obrigatório supervisionado I no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Eldorado, foi formado por várias etapas. Houve o processo envolvendo os documentos; Termo de Compromisso de Estágio; Plano de Estágio; Diários de campo e por fim os trabalhos acadêmicos referentes ao estágio obrigatório I.

No campo de estágio passou-se a observar todas as ações e trabalhos dos profissionais da instituição e principalmente da supervisora de Campo Assistente Social Cleonice A. Vitkovski.

Foi realizado o Estudo e Análise da Instituição, o qual foi de suma importância para o crescimento e amadurecimento da estagiária, pois pode conhecer a realidade da instituição, das demandas atendidas, trabalho dos profissionais e aprofundar os conhecimentos sobre o CRAS.

O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, localizado em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistencias de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos, a articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social básica.

O CRAS – Jardim Eldorado é uma unidade que visa o apoio as famílias e indivíduos garantindo os direitos, com ênfase na convivência familiar, por isso é caracterizado como a principal porta de acesso da família na política de proteção básica.

O grande objetivo do CRAS – Jardim Eldorado é prevenir a situação de vulnerabilidade e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

São inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo CRAS, porém nesse relatório de estágio obrigatório I será destacado o trabalho de motivação, acompanhamento, fortalecimento de vínculos familiares e a primeira etapa desse processo de confrontamento entre a prática é a teoria.

2 RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O público alvo atendido pelo CRAS Jardim Eldorado são segmentos da população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social, privação como ausência de renda, precário ou nulo aos serviços públicos. Vítimas do álcool, drogas, transtorno mental, pobreza extrema, denúncias e negligência contra a criança, adolescente e idoso.

Através dos atendimentos pode-se perceber que o usuário chega ao CRAS Jardim Eldorado muitas vezes fragilizado e sem perspectiva de vida. É nesse momento que entra em ação uma equipe técnica preparada para fazer o trabalho de motivação, acompanhamento, fortalecimento de vínculos, direcionamentos e garantia de direitos.

A estagiária pôde perceber em alguns atendimentos em que participou, a importância que a Assistente Social Cleonice A. Vitkovski e sua companheira de trabalho dão as famílias atendias, olhando nos olhos dos usuários, falando com clareza sobre seus direitos, sempre motivando e frisando a potencialidade dos mesmos, fazendo com que as famílias saiam da instituição com um novo olhar, novas direções, algumas com soluções e perspectiva de futuro.

Percebe-se então que este trabalho tem como objetivo prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; potencializar vidas, resgatar famílias e melhoria da sua qualidade de vida; Mostrar a ampliação do universo artístico e cultural das famílias, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Observou-se o trabalho realizado pela equipe e principalmente pela supervisora de Campo Cleonice A. Vitkovski onde atendia às demandas fazia relatórios e enviava documentos dos mesmos, e por vezes dava atenção às ligações telefônicas de usuários.

Participou-se de reuniões com famílias, auxiliou-se na interação com crianças para um bom atendimento aos pais.

Houve também uma reunião de toda equipe com o diretor do CRAS para melhoria do funcionamento da instituição.

A estagiária foi muito bem acolhida e envolvida pela equipe de profissionais do CRAS - Jardim Eldorado onde a receberam com muito carinho e profissionalismo.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

A supervisora de campo Cleonice A. Vitkovski foi de grande importância para os trabalhos desenvolvidos no CRAS Jardim Eldorado, pois exerce seu trabalho com competência e profissionalismo, tendo visão da realidade social em que se encontra a demanda atendida.

2.2.1 Auto-Avaliação

Realizar o estágio obrigatório I no CRAS Jardim Eldorado foi de grande importância e crescimento para a estagiária.

Apesar de já trabalhar com famílias e comunidades fragilizadas, pôde perceber que existem direitos que a população desconhece que tem, existem portas que podem ser abertas se o usuário for buscar e que tem uma equipe preparada para atender, orientar, informar e buscar soluções.

O estágio obrigatório I foi de observação, nesse período a estagiária observou e contribui na medida do possível com sugestões e conteúdos para atividades que serão realizadas na instituição.

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

É necessário uma disponibilização de recursos e materiais a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com