TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite algumas características das Politicas Sociais que se fortaleceram ao longo da década de 90

Por:   •  11/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

 1. A Constituição de 1988 surgiu como um marco na história da Politica Social brasileira, nesse sentido que tipo de transformações houve nas Politicas Sociais?

        R = Em primeiro lugar, as novas regras constitucionais romperam com a necessidade do vínculo empregatício-contributivo e concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores oriundo do mundo rural. Em segundo lugar, transformaram o conjunto de ações assistencialistas do passado em um embrião para a construção de uma politica de assistência social amplamente inclusiva. Em terceiro, estabeleceram o marco institucional inicial às politicas de saúde e à educação básica.

2. Cite algumas características das Politicas Sociais que se fortaleceram ao longo da década de 90.

  • Esforço de gastos para uma estratégia social universalizante,  no caso brasileiro ,teria de ser superior àquele realizado pelo Estado ao longo dos anos 90.
  • A mudança de patamar nas relações público-privado para a implementação de politicas sociais no Brasil.
  • Descentralização, avançou-se quase que exclusivamente na descentralização dos gastos, com  transferência massis
  • A das responsabilidades de implementação das ações aos estados e municípios.
  • Focalização das Politicas Sociais no Combate direto à pobreza.
  • Ampliação da atuação de organizações não governamentais. Maior envolvimento e participação da sociedade civil na formulação, implementação, gestão, controle e avaliação das politicas sociais.

3. Devido o aumento das doenças crônicas não transmissíveis (Dcnt’s), destacando-se o crescimento dos óbitos causados pelo diabetes e por neoplasias e para os níveis elevadíssimos das doenças do aparelho circulatório, que medidas devem ser tomadas para politica publica de saúde?    

        R = A politica publica de saúde deverá ser cada vez mais preventiva e educativa, promovendo novos e melhores hábitos cotidianos na população, como reeducação nutricional e o estimulo a atividades físicas, promover estratégias desse tipo requer da área da saúde uma maior integração com outras politicas publicas, de forma a promover um enfretamento mais eficaz desses problemas , as melhorias na gestão SUS  são necessárias e urgentes. E o programa de Saúde Família vem para consolidar  a prevenção e a promoção da saúde e nesse sentido é necessário desenvolver ações que promovam os seguintes resultados :

  • A melhoria da atenção básica e do PSF com outros níveis de rede hospitalar  e ambulatorial de alta e media complexidade.
  • Redução da instabilidade nas relações de trabalho dos profissionais do PSF
  • A ampliação da cobertura do PSF nas grandes cidades
  • E facilitação do acesso dos pacientes aos demais níveis de atendimento e aos medicamentos, fundamentalmente aqueles de uso contínuo.

4. Qual o objetivo da alteração no rumo das politicas adotadas, referentes a promoção da igualdade racial que aconteceram a partir da criação da Seppir em 2003?    

        R =  Ampliar e intensificar a atuação para a população quilombola , por meio não apenas da garantia da titularidade da terra, mas de ações que buscam assegurar o usufruto dos direitos sociais a educação , a saúde, alimentação e habitação entre outros. Bem como ações que tem por objetivo produzir informações e conhecimento sobre as condições de vida da população negra a partir da introdução dos quesitos de raça/cor nos registros administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com