TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima E Cultura Organizacional

Casos: Clima E Cultura Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  4.118 Palavras (17 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL

Márcia Regina da Paz de Cerqueira

RESUMO

O presente artigo discorre sobre a importância da gestão de pessoas para clima organizacional, que pode influenciar direta ou indiretamente na qualidade de serviços prestados pelas organizações,assim como, o desenvolvimento da mesma. Portanto o foco principal deste artigo e investigar surgimento e avaliar conceitos de gestão de pessoas, clima e cultura organizacional e a importância destes temas para o andamento e crescimento das organizações nos dias atuais.

Palavras chaves: Gestão de pessoas. Clima organizacional. Cultura organizacional.

INTRODUÇÃO

O artigo é apresentado á Universidade Católica do Salvador com avaliação final da disciplina Projeto Experimental e para obtenção de grau de Bacharelado do curso de Secretariado Executivo com Ênfase em Assessoria Organizacional.

Este trabalho tem por objetivo apresentar como a gestão de pessoas influência no clima organizacional. Pretende-se relatar sobre este assunto através das citações de alguns autores que são referência nesses assuntos.

A escolha deste tema dar-se-á pela importância da valorização e bem estar das pessoas nas organizações. No novo mundo globalizado e com a grande rotatividade das informações as organizações perceberam a importância de investir não só em bens tangíveis (equipamento, material estoque, entre outros), mas sim, nos intangíveis relacionados às pessoas como: sucesso profissional, bem estar, relacionamentos, lazer, financeiro, bons benefícios e realização profissional que são a fonte para manter pessoas motivadas e dispostas a trabalhar pela organização.

O artigo ora apresentando é resultante de pesquisa bibliográfica e análises em algumas empresas. Para realização do trabalho os referenciais teóricos foram os autores Ricardo Luz, Idalberto Chiavenato, Edela Lanzer Pereira de Souza, Joel Souza Dutra.

Segundo Dutra no livro Gestão de pessoas as empresas vêm sofrendo grande pressão do contexto externo, que as força a uma revisão na forma de gerir pessoas visto que as pessoas não fazem parte da empresa, elas são a empresa. Concordando com Ricardo Luz que diz que atualmente as empresas estão dando mais atenção aos seus clientes internos (funcionários) e isso vêm melhorando significativamente a clima organizacional e crescimento das empresas.

A partir do que foi estudado não pretende neste trabalho esgotar o tema, mas apresentar algumas considerações teóricas, tendo em vista as atuais discussões sobre a importância das pessoas nas organizações e seu novo papel dentro das mesmas de como esses fatores influência no clima organizacional.

O artigo está estruturado em três partes, na primeira parte, apresenta-se sobre gestão de pessoas e seu conceito. Na segunda parte aborda-se um breve histórico sobre a origem de clima organizacional e seu conceito. E finalmente na terceira parte as considerações finais que apresentam análise e síntese sobre a pesquisa dos dois assuntos.

Busca-se então neste artigo mostrar a importância da gestão de pessoas nas organizações e como a forma que esses profissionais administram as pessoas podem influenciar no clima e nos seus serviços prestados. E também como a pesquisa de clima organizacional ajuda mapear o ambiente interno da empresa e detecta problemas a serem solucionado que consequentemente melhorará o ambiente de trabalho.

GESTÃO DE PESSOAS

Antes de discutir sobre o tema central do artigo faz-se necessário explicar o que é Gestão de Pessoas, as suas funções, importâncias e o seu papel atual nas organizações e que já há algum tempo as pessoas estão sendo tratados pelas organizações como um insumo, ou seja, um recurso a ser administrado.

De acordo com Dutra (2002) Gestão de pessoas: “É um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.”

Considera-se políticas como princípios e diretrizes que distinguem decisões e comportamentos das pessoas e organização,e praticas como as técnicas, procedimentos e habilidades utilizadas para tomada de decisão e desenvolvimentos de suas atividades.

Complementando o que considera Dutra (2002) pode-se abordar o conceito de Chiavenato (1999 p. 23) sobre Gestão de pessoa: “conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho”

A gestão de pessoas tem a função principal de fazer um elo empresa – funcionário administrando a força de trabalho, interessando-se pela procura, desenvolvimento, motivação, remuneração (baseada em cargos e funções exercidas) e treinamento com a finalidade de atingir os objetivos e metas atribuídas pelas empresas.

É através dela que a organização e funcionário se pronunciam. A organização demonstrando sua visão, políticas e procedimentos. Os funcionários fazendo solicitações, reivindicações e agradecimentos. No entanto, destaca-se a citação de Dutra (2002):

... ao colocarmos organização e pessoas lado a lado, podemos identificar um processo contínuo de troca de competência. A organização transfere seu patrimônio de conhecimentos para as pessoas, enriquecendo-as e preparando-as para enfrentar novas situações quer na organização quer fora dela. As pessoas, ao desenvolverem sua capacidade individual, transferem para a organização seu aprendizado, capacitando a organização para enfrentar novos desafios. Esse processo, que é natural em qualquer comunidade, pode ser gerenciado e potencializado com efeitos benéficos para a organização e para as pessoas.

Complementando a citação de Dutra Para Fayol Apud Souza “A gestão de pessoas tem sido compreendida como uma função organizacional.”

De acordo com as abordagens acima, entende-se que hoje a gestão de pessoas é peça fundamental em uma organização, pois faz análise e diagnóstico do clima organizacional, tendo como ferramenta de estudo os seus clientes internos, ou seja, os funcionários.

É uma das funções das organizações saber gerir, administrar e conduzir pessoas, tornando-as peças essenciais para a empresa. Atualmente nota-se que as empresa têm priorizado os seus clientes externos, esquecendo-se dos seus clientes internos. Contudo se o clima e a forma de gestão dentro da organização não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com