TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud computing

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Politécnico de Setúbal

[pic 1]

Escola Superior de Ciências Empresariais

Cloud Computing

Autor:

Tiago Carromeu (130322019)

Unidade Curricular de E-Business

Docente: Maria Ângela Gomes de Araújo de Lacerda Nobre

Setúbal, 28 de Março de 2014

Índice

1.        Introdução        

2.        Cloud Computing        

3.        A história do Cloud Computing        

4.        Tipos de nuvens        

5.        Tipos de Utilizadores        

6.        Vantagens e Desvantagens        

7.        Exemplos de Aplicações em Cloud Computing        

8.        Cloud Computing na Logística        

9.        Conclusão        

10.        Webgrafia        

  1.  Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de E-Business da Escola Superior de Ciências Empresariais, com o objectivo de apresentar de forma sucinta todas as informações consideradas relevantes relativamente ao tema “Cloud Computing”.

Atualmente o desenvolvimento das aplicações em Tecnologia de Informação (TI) é uma área com elevado crescimento proporcionando assim, melhorias nos benefícios para a sociedade. Neste sentido, Cloud Computing é um conceito emergente que possui um grande potencial para atender de maneira eficiente e crescente necessidade o uso de recursos informáticos.

A designação Cloud Computing começou a ser conhecida em 2008, mas tudo indica que este tema irá ser falado durante algum tempo.

Numa primeira abordagem este trabalho irá definir não só o que é o Cloud Computing, mas também a sua história, os diversos tipos de nuvens, os variados tipos de utilizadores que existem, as suas vantagens e desvantagens e ainda, alguns exemplos das suas aplicações.

Posteriormente irá igualmente dar a conhecer a importância do Cloud Computing na evolução da logística.

  1.  Cloud Computing

Uma definição simplificada do conceito de Cloud Computing é a ideia de ser possível utilizar em qualquer lugar, independente do computador utilizado, os mais variados tipos de aplicações através da internet, como se estivesse instalado no próprio computador.

Refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

O armazenamento de dados é feito em servidores que poderão ser utilizados em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, não existindo a necessidade de instalação de programas, serviços ou de armazenagem de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Relacionado com o Cloud Computing surge outro conceito com elevada importância e interligado: Software as a Service (SaaS), ou seja, Software como Serviço. O conceito do SaaS refere-se a uma aplicação onde o software só é executado na infra-estrutura do fornecedor e é utilizado por vários clientes, isto é, um serviço orientado para o utilizador final. O software é totalmente executado na nuvem e o utilizador não deve instalar nem atualizar o programa de computador.

   [pic 2][pic 3]

  1.  A história do Cloud Computing

Existe muita curiosidade e pouca informação sobre o que é cloud computing e por se saber a localização específica dos dados ou aplicações que compartilhamos; De acordo com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)  cloud computing esta na sexta posição no ranking das tecnologias da década.


            A primeira vez que surgiu a expressão cloud computing foi num ambiente acadêmico, numa palestra ministrada por Ramnath Chellappa em 1997, mas o conceito associado vem de 1960, quando John McCarthy referiu que “a computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública”.
             John McCarthy (Boston, 4 de setembro de 1927 — 23 de outubro de 20112) foi um cientista de computação conhecido pelos estudos no campo da inteligência artificial e por ser o criador da linguagem da programação Lisp.

A empresa pioneira no desenvolvimento da cloud computing foi a Salesforce em 2000, a qual iniciou a disponibilização de software instalado no seu centro de processamento de dados para interagir com os clientes. Esta iniciativa levou a que centenas de empresas transformassem os seus antigos produtos físicos em serviços virtuais ou a inventarem novos produtos, para que desta forma explorassem a potencialidade da tecnologia até aqui desconhecida.


             Também a Amazon desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Cloud Computing, lançando o Amazon Web Service em 2006 para clientes externos. O Google iniciou o seu trajeto na cloud computing oferecendo aos consumidores informáticos o Gmail, o qual é um serviço online gratuito de e-mail.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (497.7 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com