TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo Civil Comparado

Pesquisas Acadêmicas: Codigo Civil Comparado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

O CONCEITO DE CULTURA DE ACORDO COM AS

ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS

O Autor nos relata neste texto que a antropologia somente passou a ter caráter cientifico a partir do século XVIII e nesse momento histórico as potencias européias swendo a principal delas a Inglaterra já vinha ocupando novos territórios e descobrindo novos povos ainda considerados primitivos se compararmos a civilização a civilização ocidental, foi então que surgiu a necessidade de de compreeder melhor seus costumes para melhor domina-los. Sabe-se também que a antropologia surgiu por conseqüência política imperialista para auxilia-la, mas ao passar do tempo os antropólogos se tornaram independentes e passaram a agir contrario do que deles era exigido mostrando que diferença cultural não significa ser inferior, muito menos se deixar dominar.

Daí surgem as varias correntes antropológicas tais como:evo-

lucionismo,funcionalismo,estruturalismo,difusionismo etc. tais corrente tentam compreender cada uma a seu modo os fenômenos relativos a cultura e sociedade.

Segundo o antropólogo evolucionista Edward Tylor cultura e um todo complexo de conhecimento, crenças e arte. Para ele cultura e a expressão da totalidade da vida social do homem rompendo assim a teoria da degeneração que considera os primitivos como seres a parte. Por pertencer ao evolucionismo ele acredita na capacidade do homem progredir desvendando assim o mistério da passagem da cultura primitiva para a civilizada.

Quando surge Franz Boas antropólogo alemão principal representante da escola relativista afirmando que cada cultura possui um estilo particular ,sendo desse modo única Boaz fundamenta suas obras na tentativa de pensar a diversidade, descobrindo que o que diferencia os grupos humanos não e raça e sim a cultura . A Boaz se deve a concepção de relativismo cultural mesmo não tendo sido o criador de tal expressão .O relativismo defende que nenhuma sociedade nem cultura pode servir de parâmetro para julgamento de outra. Cadsa cultura deve ser julgada dentro de seu contexto cultural.

Já Emile Durkheim antropólogo Frances através de seus estudos sociológicos admite fenômenos simbólicos como também faz uma analise dos fenômenos sociais numa dimensão cultural embora ele compreendesse o desenvolvimento humano como algo sujeito a multiplicidade e divergências, admitindo alguns aspectos evolucionistas no qual e autor da chamada conciencia coletiva.Ele acredita que em toda sociedade existe uma consciencia coletiva composta de representações .Ele definiu ainda cultura como um processo interativo composto de traços culturais.

Em contrapartida a escola difusionista veio se contrapor ao evolucionismo,esta corrente não admitia o conceito de reta ascendente e constante,o qual defendia os evolucionistas.Por tanto o difusionismo definia cultura como um mosaico de traços vindo de outras culturas ,com varias origens e historias, esta escola acreditava que onde os povos vivem na terra recebem influencias dos contatos estabelecidos no decorrer do tempo e dos seus vizinhos.Para os adeptos do difusionismoos povos primitivos possuíam uma historia própria repleta de contatos mas no entanto não conseguiram explicar a razão da existência da diversidade de aspectos culturais semelhantes em zonas tão distantes do planeta.

Já a corrente funcionalista dispensa a analise no entendimento da cultura histórica focalizando-se em identificar as estruturas e funções sociais.

O principal representante do funcionalismo foi o antropólogo inglês Bronislaw Malinowsk, segundo ele cada cultura consiste num todo coerente ,um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com