TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lixo e um luxo

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Objetivo principal do tema “SALVE O SEU RIO” foi escolhido depois de muita discussão entre os integrantes do grupo, pois estávamos com ideias diferenciadas sobre o tema e a confecção do trabalho. Tendo em vista que já compreendemos a sistemática do percurso optamos por fazer uma conscientização da importância da limpeza dos rios, mostrando como esse rio foi, a sua realidade atual, e como poderá vir a ser em um futuro não muito distante. Através da Geografia optamos discutir o tempo e a paisagem dos rios comparando (antes, agora e depois), sabendo que a criança é capaz de diferenciar o tempo, construir conceitos, perceber a estrutura física e fantasiar, pois o distante pode fazer parte do histórico cultural da criança (já dizia Vigotski) e tendo tantas habilidades poderão fazer escolhas que não sejam perniciosas. Vou usar um exemplo que esta sendo veiculo na mídia, porém explico e que fique claro que este exemplo não é o foco de nosso trabalho.

O Rio Tiete é um rio que podemos ter como referencia, pois ele já foi limpo e hoje se encontra sujo, assim como muitos rios que fazem parte da nossa bacia hidrográfica.

O estudo tem por objetivo apresentar a situação hidrográfica de algumas regiões, estabelecendo relação entre tempo, espaço e lugares, chamando para a compreensão e o conhecimento da poluição das hidrografias existentes em alguns territórios nacionais, levando os alunos a conscientização e o entendimento de que nossos rios estão poluídos e que devemos preserva-los para a continuação do bem mais precioso que existe em nosso planeta: a água.

Relatando todos os benefícios e malefícios, acreditamos que o aprendiz estará preparado para optar por qual caminho ele quer seguir em relação ao hoje e para as próximas gerações, através do professor que é de extrema importância para cumprir esta finalidade, desempenhando uma função social de formador de sujeito tendo em vista que o conhecimento produzido é vivo e atual em todo processo de construção.

Através desta aula o aluno ira conhecer ou reconhecer os espaços hidrográficos através de mapas, vídeos e slides, os agentes poluidores,quem polui e soluções para este mal,tendo como objetivo a argumentação onde eles levantarão questionamentos sobre porque o ser humano degrada o ambiente em que ele esta inserido despertando a reflexão e a criticidade,construindo e desconstruindo valores.

Usando uma linguagem clara, utilizando recursos tecnológicos e levando-os a construção do conhecimento, eles terão a oportunidade de explorar o espaço hídrico de uma forma diferenciada onde eles também serão agentes condutores do conhecimento, explorando o conhecimento prévio que eles trazem consigo, compartilhando com os demais alunos experiências vividas, assistidas ou lidas tendo como interventor no processo de aprendizagem o professor onde irá apresentar um saber mais sistematizado, contribuindo na formação de um sujeito com uma melhor compreensão das abordagens geográficas propostas por este plano de aula.

Relatado as ocorrências, partiremos para analise dos conhecimentos sócio- culturais dos alunos sobre o tema proposto e assim iniciaremos com um despertar de curiosidades que levarão o aluno a pensar sobre as atitudes, dentro de sua realidade vivida.

Plano de aula

Publico alvo: 2° ano Disciplina: Geografia

Tema: Salve o seu rio.

Titulo: Conscientização da despoluição para preservação.

Objetivo geral: Conhecer alguns espaços hidrográficos e suas paisagens existentes em seu estado e a exploração/ação/transformação do homem por esses espaços; semelhanças e diferenças do passado e da atualidade; compreendendo a importância de nossos rios para a vida humana e sua importância na natureza; terá o conhecimento das características de um rio poluído; os malefícios que trazem a saúde e a população como um todo; refletindo sobre as suas consequências para o meio ambiente, levando a conscientização e responsabilidade da ação humana para a preservação hidrográfica presente e das gerações futuras; entender os movimentos sociais em prol das bacias hídricas/meio ambiente; entenderão os hábitos, atitudes e conhecimentos que levarão a mudança de posicionamento em relação ao meio ambiente.

Objetivo específico:

- localizações dos espaços hidrográficos e sua paisagem;

- leitura cartográfica das hidrografias;

- conhecer e compreender a relação homem /natureza;

- a importância dos rios para a vida humana;

- os rios semelhanças e diferenças: ontem e hoje;

- conhecer os agentes poluidores;

- questionar os agentes poluidores;

- conhecer os danos que trazem a poluição hídrica ao homem e ao meio ambiente;

- ações para a despoluição hídrica;

- atitudes responsáveis de preservação e valorização do sistema hídrico;

- compreender os movimentos ambientalistas;

- fazer um trabalho de conscientização hoje contribuindo para gerações futuras;

Metodologia:

Fazer um levantamento prévio sobre o tema através de jogos, levando o aluno a expor oralmente suas experiências de conhecimento, incentivando-os a um maior debate acrescentando o que eles já sabem a novos conhecimentos sistematizados, através da reflexão e verbalização, registrando suas falas em blocão, buscando soluções para resolução do problema em questão.

Recursos:

Slides, figuras, mapas hidrográficos do estado, vídeos, jogos, tinta guache, canetinha, papel 40 k.,lixos variados (garrafas pet pequenas,plásticos,latas,palitos de picolé...), caroços de feijão, rolo de papel higiênico, musica e textos.

Atividades:

Jogos;

Apresentação de slides, vídeos ou figuras sobre rios poluídos e limpos;

Apresentação de mapas hidrográficos de algumas regiões;

Coleta de dados sobre as imagens observadas;

Leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com