TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgiu O Sistema Toyota De Produção?

Monografias: Como Surgiu O Sistema Toyota De Produção?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 5

Como surgiu o sistema Toyota de produção?

O Sistema Toyota de Produção é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1948 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício, como a de tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e inventário desnecessário etc, foi desenvolvido por Taiichi Ohno, o sistema integra o lean manufacturing, just-in-time, kanban e o nivelamento de produção ou heijunka.

Quais são os principais princípios do sistema Toyota de produção?

- Melhoria continua: Os princípios de melhorias contínuas incluem o estabelecimento de uma uma visão a longo prazo objetivando o confronto com desafios, a inovação contínua e a procura da causa dos problemas.

• Desafio (Formamos uma visão de longo prazo, enfrentamos os desafios com coragem e criatividade para realizar nossos sonhos.)

• Kaizen (Melhoramos nossas operações de negócios de forma contínua, motivados pela inovação e evolução.)

• Genchi Genbutsu ("Vá e veja", vamos até a fonte para encontrar os fatos e tomar decisões corretas.)

- Respeito às pessoas: Os princípios relacionados ao respeito às pessoas incluem modos de desenvolver o respeito e o trabalho em grupo;

• Respeito (Respeitamos o outro, fazemos todos os esforços para entender um ao outro, assumimos a responsabilidade e fazemos o nosso melhor para construir confiança mútua.)

• Trabalho em equipe (Estimulamos o crescimento pessoal e profissional, compartilhamos oportunidades de desenvolvimento e maximizamos o desempenho individual e da equipe)

No que consiste o controle de qualidade zero defeitos?

O "Controle da Qualidade Zero Defeitos" (CQZD) na Toyota não é um programa, mas um método racional e científico capaz de eliminar a ocorrência de defeitos através da identificação e controle das causas.

• Utilização da inspeção na fonte. Este método de inspeção tem caráter preventivo, capaz de eliminar completamente a ocorrência de defeitos, pois a função controle é aplicada na origem e não sobre os resultados;

• Utilização de inspeção 100% ao invés de inspeção por amostragem;

• Redução do tempo decorrido entre a detecção do erro e a aplicação da ação corretiva;

• Reconhecimento de que os trabalhadores não são infalíveis. Aplicação de dispositivos à prova-de-falhas ("Poka-Yoke") cumprindo a função controle junto à execução. Como não existe qualquer sentido na aplicação de dispositivos poka-yoke que não seja em regime de inspeção 100%, os pontos fundamentais resumem-se em: inspeção na fonte; poka-yoke; feed-back e ação imediata.

A meta do CQZD é "garantir" que um sistema seja capaz de produzir "consistentemente" produtos livres de defeitos. Este conceito, na Toyota, é aplicado a todas as operações e processos de forma que cada operação e cada processo seja planejado considerando todas as possibilidades de falha. Esta postura preventiva evita a execução sob condições anormais (erros) que gerariam o defeito.

Existe uma relação muito forte de causa e efeito entre erros e defeitos. Normalmente os defeitos são o efeito da utilização incorreta de algum (ou vários) dos fatores de produção. Foi aproveitando-se desta idéia que a inspeção na fonte estruturou-se, ou seja, identificando e mantendo sob controle os erros antes que se tomem efetivamente defeitos. Portanto, a utilização eficaz da inspeção na fonte depende do reconhecimento da existência da relação de causa-e-efeito entre erros e defeitos, da identificação dos tipos de erros possíveis e da aplicação de técnicas capazes de neutralizá-los.

O que significa o sistema JUST IN TIME?

Quando falamos em JIT (Just in Time) - o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização - não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com