TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se Relacionam Professores e Estudantes

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Didática do Ensino Superior

Professor: Manoel Otávio

Aluno: Angel Alessio Rojas Lagos

Como se relacionam professores e estudantes

As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das consequências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana. Professores e alunos encontram-se na sala de aula interagindo constantemente, é aí onde ocorrem múltiplos relacionamentos.

Há diferentes tipos de situações dentro da sala de aula, onde os professores encontram-se em situações de controle ou há outros que só ficam satisfeitos com o ensino entregue aos discentes, seja como for se cria um relacionamento que não são programados pelos professores nem pelos alunos.

É importante o estudo da relação professor-aluno já que depende do relacionamento e as capacidades do professor que os alunos “gostem” da matéria lecionada pelo docente. Além se produz o chamado aprendizado não intencional, onde os alunos aprendem sem querer coisas aliás do programado pelo professor e isso é produto de interação e a relação entre os dois agentes do processo ensino aprendizado.

Morales (1998) indica que sem uma eficaz relação didática com os estudantes não há relação professor, aluno e se por outro lado faltar o componente de relação humana à tarefa didática, a qualidade do aprendizado será prejudicada.

Segundo Carl Rogers a facilitação da aprendizagem significativa repousa em certas qualidades de atitude que existem no relacionamento pessoal entre o facilitador e o estudante. Essas atitudes são apreço pelo estudante, autenticidade e compreensão empática. Concordo em totalidade com o pensamento de Rogers já que um professor autentico pode lograr uma maior intimidade com os alunos no sentido de ser como ele é, assim da forma que é uma pessoa empática ajuda a melhorar o processo ensino-aprendizado no contexto de que sabe o que transmite e da forma em que logra educar aos alunos.

O ponto de vista psicanalítico propõe um processo pedagógico de transferência onde o professor é depositário de algo que pertence ao estudante, desta maneira o professor passa a ter um poder de influência sobre o aluno. No estudo da psicanálise não tem ênfase nos conteúdos nem informação transmitida, mas o campo que se estabelece entre os dois atores do processo ensino-aprendizado.

No construtivismo são privilegiados os processos mentais e habilidades cognitivas, o estudante é o centro de destaque. Nesse contexto o professor precisa ser entusiasta e exerce muitos roles dentro dos conceitos de professor na época contemporânea, o professor é quem deve estimular ao aluno a pensar, ajudá-lo no processo de aprendizado, é um facilitador dentro deste processo de aquisição de conhecimentos.

Dentro dos momentos das aulas e os momentos de relacionamento com os estudantes, existem diferentes situações às quais o professor se enfrenta. O primeiro contato com a classe é um momento muito importante segundo a minha opinião, já que o docente se apresenta, se dá a conhecer e geralmente os alunos estão atentos ao que os professores dizem, pelo que esse momento torna-se crucial para o educador criar a impressão que quer deixar nos alunos.

Para mim tem uma grande importância conhecer aos estudantes pelo nome, já que cria uma intimidade com o professor e entrega um grau de confiança para o aluno se sentir à vontade com o docente. Ao mesmo tempo o aluno psicologicamente adquire importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com