TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instruções Do Professor Para A Realização Do Trabalho Prático Pelos Estudantes

Por:   •  1/4/2023  •  Resenha  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 14

INSTRUÇÕES DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO

DO TRABALHO PRÁTICO PELOS ESTUDANTES

INSTRUÇÕES I:

INFORMAÇÕES INICIAIS, ROTEIRO E QUESTIONÁRIO

A- OBJETIVO DO TRABALHO PRÁTICO (TP): 

Com base nas entrevistas com profissionais atuantes em Psicologia, contribuir para o conhecimento e compreensão do aluno quanto à realidade profissional do psicólogo de um determinado contexto de atuação no Brasil, para que possa descrevê-la e refletir criticamente sobre ela.

B- ROTEIRO DOS TÓPICOS BÁSICOS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NA ELABORAÇÃO DO TP:

1. O roteiro do Trabalho Prático deverá conter, no mínimo, os tópicos listados no questionário a ser aplicado: A: caracterização do campo de atuação; B: população atendida; C: formação profissional e D: mercado de trabalho.

2. Entretanto, sugere-se que os grupos não se limitem a esse mínimo esperado, acrescentando tópicos e outras informações relevantes relacionadas e pertinentes ao objetivo do Trabalho Prático, especificado acima.

3. Além disso, o Trabalho Prático deverá conter uma reflexão crítica do grupo. Isto é, além da apresentação e da descrição das informações obtidas, o grupo deve refletir sobre essas informações, relacionando-as com os textos estudados na disciplina.

4. Deve ser feita uma análise da função social da atuação profissional do psicólogo entrevistado com base nos textos estudados na disciplina.

C- FONTES DE INFORMAÇÃO:

1. Entrevistas presenciais (mínimo de 3 entrevistas por grupo) com psicólogos atuando em um mesmo contexto específico, a ser designado para cada grupo. Entrevistas com profissionais afins podem ser acrescentadas. As entrevistas serão gravadas em áudio e depois transcritas para serem entregues em separado, em anexo ao trabalho escrito.

2. Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Psicólogos, Faculdades de Psicologia e Instituições especializadas.

3. Materiais diversos como jornais e revistas (especializadas ou não).

INSTRUÇÕES II:

TRABALHO PRÁTICO: PARTE ESCRITA E APRESENTAÇÃO

EM SEMINÁRIO PARA A TURMA

1- PARTE ESCRITA DO TRABALHO PRÁTICO:

A parte redigida pelo grupo de alunos referente ao Trabalho Prático é composta por duas partes: (A) Texto Principal e (B) Anexo, que é a transcrição literal das entrevistas.

(A) TEXTO PRINCIPAL:

1. O conteúdo do texto principal do Trabalho Prático deve necessariamente abordar o seguinte:

  1. Os dados (informações) sobre a realidade da profissão que foram coletados por meio das entrevistas e por outras fontes (livros, artigos científicos, textos sugeridos na bibliografia da disciplina). A apresentação desses dados deve ser feita por meio de um texto, com suas partes separadas por títulos para cada tópico, utilizando-se como modelo os tópicos listados no questionário a ser aplicado: “Caracterização do Campo de Atuação”, “População Atendida”, “Formação Profissional” e “Mercado de Trabalho”.
  2. A análise e discussão dos dados são feitas por meio da utilização de várias referências como os textos lidos, as discussões em sala de aula, a reflexão pessoal do grupo, dentre outras. A análise e a discussão da Função Social (abrangência social e significado) da atuação do psicólogo devem ser necessariamente apresentadas.

2. Os dados (informações) das entrevistas devem ser apresentados e descritos de forma sistemática e organizada, na forma de texto (e não de itens com palavras isoladas). Isso poderá ser feito através de descrições verbais que, eventualmente, poderão ser ilustradas (e não substituídas) por tabelas, gráficos, dentre outros.

3. As transcrições das entrevistas não devem fazer parte do texto principal do trabalho. Elas são entregues em separado, como Anexo.

4. Ao redigir a parte escrita do Trabalho Prático não perca de vista que o grupo está relatando ao leitor o que viu e o que pensou sobre a experiência de contato com a profissão. Compare as várias entrevistas feitas entre si, ou seja, umas com as outras. Aponte semelhanças e diferenças entre os dados obtidos. Tente elaborar um texto coerente, claro e com encadeamento de ideias.

  • Não identifique, no texto principal do trabalho, o nome completo dos psicólogos entrevistados. Use apenas suas iniciais ou um nome inventado. A identificação completa será feita na página de rosto da transcrição das entrevistas (ver instruções a seguir), à qual apenas o grupo de alunos e o professor terão acesso.

5. Use uma linguagem pessoal para que esta experiência do grupo de alunos fique caracterizada para o leitor. Use os verbos na primeira pessoa (por exemplo: vimos, pensamos, acreditamos que) ou fale como um grupo (por exemplo: o grupo acredita que..., o grupo observou...).

6. Não perca de vista que este não é um trabalho teórico. Não cabe introdução teórica, portanto, nem resumo de texto ou análise pura deles. A bibliografia eventualmente utilizada deve ter a função de comentar os dados da realidade e dar referências para a análise e discussão do que foi ouvido e pensado. Assim, as referências teóricas só fazem sentido aqui se estiverem vinculadas à análise e discussão dos dados. Por exemplo: "Vimos no texto X isso e na realidade das entrevistas vimos isso ou aquilo. Isso nos leva a pensar que...". Ou: "A leitura do texto Y nos levou a refletir o seguinte, em relação ao que observamos nas entrevistas: ...".

7. Faça apenas uma breve introdução ao trabalho que está sendo relatado com informações gerais sobre o assunto do trabalho, seu objetivo, por quem foi feito, tudo em nível bem geral, só para não começar o trabalho diretamente com os dados, deixando de situar minimamente o leitor.

8. O trabalho escrito deve ter uma página de rosto (capa) com a identificação do contexto de atuação (Clínica, Organizacional etc.), nome do Campus, Período, Número de matrícula e Nome completo dos membros do grupo de alunos. Se alguém do grupo de alunos não trabalhou, seu nome não deve constar da parte escrita do Trabalho Prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com