TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Intervenções Práticas No Interior Da Escola: Contribuições Para Estudantes E/Ou Professores

Por:   •  4/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE UNINA

EDER RUBENS OLIVEIRA DOS SANTOS

PROJETO DE APLICAÇÃO
Intervenções práticas no interior da escola: contribuições para estudantes e/ou professores

LORENA
2023


1 DADOS DO ESTUDANTE

Nome completo: Eder Rubens Oliveira dos Santos

Cidade: Lorena

Estado: São Paulo

Curso: Licenciatura Plena em Educação Física

2 Linha Geral dos projetos: Intervenções práticas no interior da escola: contribuições para estudantes e/ou professores.

3 TEMA DO SEU PAP

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

4 SITUAÇÃO-PROBLEMA

Através da análise da escola inclusiva com a entrada de alunos com deficiência, em suas mais variadas nuances, pode-se chegar a seguinte questão norteadora: Como as aulas de educação física podem ser benéficas aos alunos com deficiência?

5 JUSTIFICATIVAS

5.1 PESSOAL

Desde muito jovem desenvolvi um interesse na educação física, sendo uma das disciplinas que mais tinha interesse no ensino fundamental e médio. Com a entrada na

faculdade e vendo as novas políticas públicas tão evidentes para a inclusão de jovens com deficiência na educação, notei a necessidade de trazer a importância da prática dessa educação para pessoas com deficiência. Os jogos e brincadeiras, na educação física, fazem com que o aluno deficiente possa vir a aprender sem perceber, o que facilita o trabalho do professor. Para tanto farei um projeto explicando a importância da educação física para alunos deficientes.

5.2 TEÓRICA

Para Venturini et al. (2010) a prática esportiva promove o desenvolvimento afetivo, social e intelectual de alunos com deficiências porque a motivação da inclusão leva a mais autoestima e autoconfiança, portanto desigualdade não existe. A adequação da educação física para alunos com deficiência demonstra uma compreensão das limitações e habilidades que estimulam o desempenho do aluno. É necessário que o professor conheça seu aluno e suas potenciais necessidades especiais de ensino, pois atualmente esta disciplina não funciona apenas nos chamados com alunos regulares, mas também destaca a inclusão de alunos com necessidades especiais em suas turmas.

Assim, incluir crianças com necessidades especiais em aulas de educação física na escola é um desafio que pode ser superado, onde, muitas vezes para a escola e para a sociedade, o objetivo é levar educação para todos e estimular a convivência com crianças. O conceito de educação inclusiva é dado por alguns aspectos, como compartilhamento do mesmo espaço físico, integração na sociedade, adaptação ao ensino, participação de todos nas aulas e direito à educação (SANT´ANA, 2005).

5.3 PRÁTICA

O presente projeto demonstrará que a importância da educação física, por meio da possibilidade de trazer jogos e brincadeira, pode ser um recurso metodológico extremamente importante para educação e necessário para que as crianças compreendam o conceito de inclusão.

6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL

Verificar a importância da Educação Física na escola para o aluno com deficiência

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I.    Observar a educação física como elemento diferenciador de inclusão;

II. Analisar as principais atividades propostas na educação física para alunos deficientes;

III.  Propor a aplicação de uma aula de educação física para alunos com deficiência.

7 REVISÃO DE LITERATURA

7.1CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Observa-se que nos dias atuais, inúmeros ainda são os desafios voltados para prover recursos pertinentes e metodologias adequadas para a prevalência de alunos deficientes na escola pública, principalmente na necessidade de colocar espaços inclusivos. Além dessas funcionalidades, ainda há necessidade de maiores formações para todos os profissionais da educação, que trabalham no processo escolar, principalmente no que se volta para uma formação inicial e a progressão de todos os conhecimentos possíveis que estes profissionais poderão vir a ter através de formações continuadas (BELTHER, 2017).

A educação inclusiva se volta para criar métodos e estratégias que possibilitem que alunos com deficiências diversas possam participar de escolas regulares, oferecendo um ensino e aprendizagem que os forme para todas as possibilidades de vivência em

comum com outras pessoas. A educação inclusiva é ampla, uma vez que garante ao aluno deficiente a inserção nos mais variados espaços sociais e, com isso, possam ser garantidas sua escolarização, além da aceitação e valorização de todas as suas diferenças; elevando o respeito e todos os valores existentes e que se esperam dos ambientes educacionais (BERTOLIN , 2018).

Esse processo voltado à inclusão apresenta diversos desafios a todos os agentes da educação, sejam estes professores ou toda a equipe que se forma neste espaço. Esses desafios, aos poucos devem ser sanados, principalmente no modo de trazer novas escolhas metodológicas, assim como a capacidade de um maior desenvolvimento diário perante todas as práticas pedagógicas.

A educação inclusiva, desse modo, é responsável por elevar uma educação a todos os estudantes, possibilitando uma maior oportunidade de desenvolvimento de todas as habilidades empáticas que são essenciais para a permanência em grupos e em sociedade para todas as pessoas (CALLONERE, 2011).

O ensino inclusivo é necessário para uma maior mobilização de todos os envolvidos na comunidade educacional, principalmente na capacidade de trazer novas metodologias que possam trazer um ensino e aprendizagem consciente e unido a todos, planejando todas as funcionalidades que os alunos possam ter, sejam deficientes ou não, mas capacitando a todos para aprimorar e conquistar novas habilidades escolares, acadêmicas e sociais; além de um maior desenvolvimento para todas as particularidades existentes nos alunos (CAMARGO, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com