TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se resolve a indisciplina?

Tese: Como se resolve a indisciplina?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Atualmente a indisciplina tornou-se um obstáculo ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chega mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo.

Como se resolve a indisciplina?

Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar como conteúdo de ensino as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação.

As estratégias utilizadas ultimamente por grande parte dos professores para lidar com a indisciplina têm sido desastrosas e estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com 8,7 mil professores mostrou que 83% dele defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que aumentar o policiamento nas escolas.

Se repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo.

A situação parece ser muito pior a cada dia: alunos agridem professores e muitas vezes saem da escola com um baixo nível de aprendizado, mas é valido poder encarar está situação e tentar revertê-la. Acredita-se que o professor que realmente aprecia o seu trabalho tem o poder pessoal e intelectual para impulsionar a mudança. É evidente que não conseguirão mudar o processo integral de educação, mas com certeza a contribuição por parte dos mesmos é bastante valiosa.

Falta de autoridade

O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procura algo mais interessante para fazer.

Relato reflexível

É muito importante no inicio do ano o professor ter alguma estratégia para prevenir comportamentos de indisciplina dos alunos. As estratégias devem ser utilizadas e adequadas a cada aluno e a cada situação.

Uma atividade interessante em sala de aula é montar um projeto com outra turma, a fim de inserir os que não façam parte do cotidiano da turma, mas permitindo a troca de experiências.

Essas atividades podem acontecer uma vez por semana, mas sempre na intenção de socializar os alunos, integrá-los numa realidade ainda não vivida.

Podemos trabalhar com atividades como contar histórias, montar peças teatrais ou musicais, aonde os alunos vão perdendo o foco da indisciplina, mas conquistando novas aprendizagens, novas oportunidades enquanto pessoas.

Assim, além de acreditar no poder da história e na magia e atração que exerce o contador sobre os seus ouvintes, muitos estudos relatam a sua importância no desenvolvimento infantil, por ser recreativa, educativa, instrutiva, afetiva (alargando horizontes, estimulando a criatividade, criando hábitos, despertando emoções, valorizando sentimentos) e física (ajudando na recuperação de crianças enfermas e hospitalizadas). Estimula também a socialização, desenvolve a atenção e a disciplina.

Ao contar histórias, o professor estabelece com o aluno um clima de cumplicidade que os remete à época dos antigos contadores que, em volta do fogo, contavam a uma platéia atenta as histórias do seu povo, as origens das coisas, os costumes, os valores etc. Para que não precisemos inventar a roda a cada dia, é necessário que o patrimônio cultural que a humanidade acumulou durante séculos seja conhecido pelas novas gerações.

Plano de aula

Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental

Descrição do Perfil da classe: Sala de aula com 32 alunos e com carteiras individuais, salas com livros e revistas disponíveis para os alunos.

Definição do tema da aula a ser preparada: Histórias infantis

Objetivos Educacionais: Histórias infantis

Conteúdo: Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconto;

Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;

Desenvolver habilidades sociais;

Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

Enriquecer e ampliar o vocabulário; Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;

Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio; Criar atitudes desejáveis;

Permitir a livre expressão. – Formulação dos Problemas: Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?

Vocês sabem alguma história?

Tempo estimado: 3 horas

Material necessário: Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.

Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com