TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias E Habilidades De Um Gestor

Exames: Competencias E Habilidades De Um Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Esse trabalho retrata sobre as competências e habilidades que um gestor deve possuir para trabalhar com eficiência e conseguir apresentar seus resultados com qualidade. O método usado nesta pesquisa foi a prática real, com uma entrevista a um gestor. Primeiramente tivemos a apresentação do que é ser um gestor, quais as funções ou cargos que ele exerce dentro de uma empresa, depois retratamos sobre suas principais habilidades que deve possuir, logo em seguida suas competências para que seja um excelente gestor, que são elas competências intelectuais, competências interpessoais, competências técnicas e competências intrapessoais e finalmente as considerações finais, mostrando o que gostei da pesquisa, o que mas me interessou e os aspectos que encontrei e citei como primordiais para exercer o cargo de gestor com grande eficácia.

Palavras-chave: eficiência, competências interpessoais, eficácia.

1 INTRODUÇÃO

Gestão, manejo, gerência, direção, são nomes dados a pessoas ou grupos que tem a habilidade de comandar uma organização de forma eficaz. A administração é um processo que envolve tomar decisões, que começam a partir de gerenciar, promover ações e criar condições que garantam a execução e desenvolver processos dentro de um sistema organizacional. Para Maximiano (2004, p.35) “administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principasis interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle”.

Ainda para a apresentação deste paper podemos destacar como as habilidades mais conhecidas de um gestor: Conhecimento, Habilidade e Atitude que formam a conhecida sigla CHA.

O gerente é avaliado não só pelos resultados, mas também pelo nível de conhecimentos e competências que atingiu. Competência se refere o conhecimento e habilidades – o que as pessoas sabem e são capazes de fazer para executar bem o seu trabalho, podemos afirmar que os gerentes existem para alcançar resultados e que gerenciar é decidir o que fazer e conseguir que isso seja executado por outras pessoas.

Habilidades e competências são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenha-lo eficazmente. As competências específicas que são necessárias para ocupar um cargo de gerente dependem do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. De forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes.

2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

Disse David Freemantle “o jeito de alcançar integridade, credibilidade e sucesso na administração é passar bastante tempo sozinho e com a equipe, refletindo sobre o modo que suas ações relacionam-se com suas palavras e crenças. Tal processo é uma incrível viagem de descoberta”. “Portanto, para ser um chefe incrível é importante dar o passo de esclarecer, contestar e confirmar suas crenças e valores.” (David Freemantle, 1992). Muitos são os lideres que já procuram implementar as principais condições que possibilitam o flow, ou que pelo menos sabem , em teoria, como fazer isso. Mike Murray, da Microsoft, por exemplo, descreve os três “objetivos comuns” que determinam o sucesso de uma equipe de negócios:

• Quando o gerente deixa claro que cada integrante da equipe tem objetivos transparentes que se alinham com aquilo que a empresa precisa que seja feito...

• Quando a gerência é realmente competente em matéria de planejamento de todas as atividades de desenvolvimento necessárias para que o trabalho flua serenamente por toda a equipe.

• Quando temos um gerente realmente competente em matéria de consolidar a comunicação e o feedback...

2.1 COMPETÊNCIAS GERÊNCIAIS

Destacadas pelo livro de Técnicas de gestão de Adriana Giovanela e Graziele Beiler Junckes temos as seguintes competências:

2.1.1 Competências intelectuais

São os conhecimentos que os profissionais possuem que são adquiridos com o tempo de estudo que é fornecido pela empresa, com cursos de profissionalização, para os colaboradores terem maior eficiência nos serviços que fornecem para a empresa e conseqüentemente a empresa lucrar mais com as técnicas aprendidas pelos seus empregados, isso se torna um bem intangível.

2.1.2 Competências interpesoais

Consiste em ser um bom comunicador de tarefas, saber se relacionar com as pessoas de modo que elas queiram ou devam fazer o que lhe é proposto a ser feito dentro da empresa, é saber como lidar com cada pessoa, para que ela se sinta bem dentro do ambiente de trabalho, é agir de forma profissional e ética de acordo com a situação, essas são características primordiais para um gerente.

2.1.3 Competência técnica

Podemos dizer que alguém possui competência técnica, após aparecerem os resultados do seu cargo ou função exercidos com eficácia. Ter conhecimento técnico gera habilidade na atuação, pois sabe como exercer as tarefas da função ou cargo com rapidez e eficiência, dando aumento a produtividade e otimizando recursos.

2.1.4 Competência intrapessoal

Poderia ser definida em ser pró-ativo, mas detalhadamente podemos apresentar características como: disposição em trabalhar intensamente, determinação em realizar a função com qualidade, perseverança frente sua liderança, habilidade para flexibilidade, disposição em assumir riscos, constante aprendizado e a capacidade de entusiasmar equipes.

2.2 HABILIDADES GERENCIAIS

Como principais habilidades de um gestor destacadas por Julio Cesar S Santos (2012) podemos apresentar as seguintes:

• Planejamento e Organização: O Gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com