TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências e Habilidades: Elementos para uma Reflexão Pedagógica

Por:   •  20/8/2016  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

Competências e Habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica

        O texto de Lino de Macedo, competências e habilidades: elementos para uma reflexão, traz um comparativo entre duas supostas escolas, na qual, aborda as perspectivas dos domínios de competências e habilidades. Para tal, inicialmente, o autor faz uma didática para que seja compreensivo o que ele quer explanar, fazendo assim uma analogia explicitando que a escola fundamental é como um jogo de trilha e que todas as crianças devem estar matriculas, como está escrito na Declaração dos Direitos Humanos (1948); no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); na Constituição Brasileira (1988) e, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). E que elas devem, também, estar prontas para as desafios e obstáculos que irão ser apresentados à elas no percurso.

        O autor em primeiro instante, trata de esclarecer a primeira escola, a que no texto é referenciada como “escola da excelência”, para essa instancia, o aluno deve conter em si alguns pré-requisitos fundamentais, como: educação, respeito, disciplina, limites, estudo, compreensão, realização das tarefas ...Essas características denotam o quanto a escola da excelência é seletiva, mas, na profunda realidade, poucos alunos têm esses pré-requisitos e que a grande maioria deles não estão aptos ao “método” oferecido pela escola.

        Já na “escola para todos” tudo aquilo que é exposto como pré-requisito na escola da excelência é uma ideal de objetivos, e em contrapartida, esses ideais não definem o ponto de partida. Ao contrário da escola da excelência, a escola para todos aceita qualquer criança seja ela qual for a sua dificuldade, além do mais, os pais também podem opinar quanto aos métodos oferecido pela escola, seja esses favorável ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com