TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Trabalho Universitário: Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  5.125 Palavras (21 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 21

Comportamento Humano: Uma Análise da Importância da Liderança, Motivação e Comunicação

Wagner Junior Ladeira

Adriel Rodrigues de Oliveira

1. Introdução

O presente trabalho visa acompanhar uma linha de evolução dos estudos sobre o comportamento humano dentro das organizações, tendo em vista uma análise de meios que possam aumentar a produtividade e melhorar as relações existente entre a organização e seus funcionários. Nele ressaltamos a importância de meios como a comunicação, liderança e a motivação nos dias atuais, onde se nota um avanço tecnológico nas empresas, que levam a uma preocupação intensa em produzir para o mercado, porém minimizando os custos de produção. Os estudo sobre o comportamento auxiliam as empresas a buscarem menores custos, para que com isso possam aumentar suas receitas.

Nas últimas décadas as empresas vêem crescendo e aperfeiçoando seus métodos, a competição no mercado aumenta rápido e a evolução dos equipamentos acompanha o mesmo ritmo, é o que estão chamando deera da informática. O estudo do comportamento humano pode ser bem útil nessa nova tendência do mercado, pois as empresas tem que conhecer o potencial que estão a sua disposição, podendo assim observar se estão acompanhando a velocidade das mudanças e se com isso estão auxiliando-a conquistar uma fatia maior do mercado e obter maior eficiência no seu processo. Na era da informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações, mais do que isso deixou de ser um desafio e passou a ser uma vantagem competitiva para as organizações bens sucedidas (Cf. Chiavenato, 1999, p.34) .

2. A Evolução da Sociedade Industrial

O mundo industrial se encontra em um processo de transformações das idéias a cerca de quais são as melhores políticas para impulsionar o desenvolvimento industrial. E, inclusive, a própria teoria econômica neoclássica, como modelo exclusivo, recebe muitos questionamentos. Todos estes elementos indicam que enfrentamos o desafio de recriar instrumentos para estimular o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população em geral.

A falta de empregos em todos os países causada por fatores estruturais e políticos, o crescimento do setor de serviços em todo o mundo e a modernização do setor industrial dão espaço ao surgimento de uma sociedade que passa a fazer uso do conhecimento e da informação como matéria-prima para a produção de bens de serviços de alto valor econômico e capazes de aumentar a produtividade do país.

A sociedade também deixa para trás sua vocação econômica industrial, intensiva em mão-de-obra para a formação de uma sociedade empreendedora que se utiliza de idéias inovadoras para promover o avanço tecnológico do país.

Com esse desenvolvimento, não podemos deixar de lado o fator humano, ou seja, as pessoas que fazem as inovações. É importante, que as empresas tenham consciência de seu aporte de conhecimento, por isso além da empresa estar sempre buscando inovações em seu meio tecnológico, para acompanhar as necessidades do mercado, ela tem que estar sempre voltada para o desenvolvimento de seus funcionários, para que esses, não estejam defasados em relação as mudanças tecnológicas atingida pela empresa. O desenvolvimento pleno dos funcionários pode ser auxiliado pelo estudo do comportamento humano dentro da própria empresa.

3. Comportamento Humano nas Organizações

O fator humano na empresa, sem dúvida alguma, é importante para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Desde o chão-de-fábrica até a alta cúpula da empresa, os funcionários têm que receber uma atenção especial, para que possam fazer da empresa a sua segunda casa, e com isso se dedique a empresa, tudo em prol de seu desenvolvimento particular e o desenvolvimento da empresa.

Existem vários fatores que ajudam a empresa na tarefa de administrar sua área de recursos humanos, entre eles podemos destacar: cultura organizacional, sistema de informações de recursos humanos, avaliação do desempenho, treinamento, etc. Neste trabalho, enfatizo três fatores: liderança, motivação e comunicação.

3.1 Liderança

A liderança é um fenômeno social que ocorre onde se encontra grupos de pessoas. Ela pode ser definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação para a consecução de um ou mais objetivos (Cf. Chiavenato, 1999, p.172).

A liderança mostra como a figura de um líder pode mudar as atitudes dos seus seguidores. É importante, saber identificar os líderes existente dentro da empresa e seus grupos de influência, para que assim possa estuda-los, de uma maneira que auxiliem a empresa a conseguirem alcançar seus objetivos. As teorias sobre liderança têm que serem analisadas e questionadas, buscando aplica-las nas organizações com paciência e cuidado. Esse é um estudo que requer muita análise por parte da organização.

A liderança não deve ser confundida com a chefia de uma organização, elas podem acontecer na mesma pessoa, mas isso não implica que terá que ser uma situação obrigatória. Chiavenato já dizia, que “a liderança não deve ser confundida com direção, nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um bom líder é um bom administrador. Na verdade, os líderes devem estar presentes no nível institucional, intermediário e operacional das organizações. Todas as organizações precisam de lideres em todos os seus níveis e em todas as áreas de atuação” (Cf. Chiavenato, 1999, p.558).

Os termos liderança carismática e liderança transformacionais referem-se ao processo de influenciar mudanças significativas nas atitudes e pressupostos dos membros da organização, bem como fomentar envolvimento com a missão e objetivos da organização (Cf. Bergamini e Coda, 1997, p.259).

A liderança transformacional é um processo no qual líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com