TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Trabalho Universitário: Comportamento Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo do Comportamento Humano

Para aplicarmos a abordagem comportamental nas empresas, precisamos entender e compreender o comportamento do ser humano, para isso vamos ao Estudo do Comportamento Humano na psicologia, que teve suas raízes nos filósofos gregos, e se separou da filosofia século XIX.

Na tentativa de responder as questões: O que é o homem? Qual sua Natureza? O que é a Natureza Humana? Resultou na estruturação e a organização do mundo científico em setores como: a Filosofia, Física, Biologia, Sociologia, Antropologia, Medicina, Psiquiatria, Fisiologia, Genética, Terapêutica e a Psicologia. Abordaremos então a Psicologia para entender o comportamento humano.

A psicologia é o estudo do comportamento e dos processos mentais dos organismos superiores em geral e em especial o homem, estuda as relações entre os sentimentos, pensamentos, emoções, fenômenos psíquicos e seus efeitos sobre o comportamento humano. As principais abordagens da Psicologia são: Estruturalismo, Funcionalismo, Associacionismo, Behaviorismo, Gestaltismo, Psicanálise. Para nosso tema vamos abordar o Behaviorismo.

Enfim chegamos ao assunto principal, o Comportamento, objeto de estudo do Behaviorismo da Psicologia, fundado por John Broadus Watson, americano, nasceu em 9 de janeiro de 1878, foi um psicólogo estadunidense considerado o fundador do comportamentismo ou comportamentalismo (ou simplesmente Behaviorismo).

O Behaviorismo tem foco em estudar o comportamento dos organismos superiores em geral e em especial o homem, busca da compreensão da conduta dos indivíduos observando seu comportamento, sem diferenciar entre certo e errado, normal e anormal, e estuda de modo a obter as resposta pelo comportamento, em seu estudo John Broadus Watson observava qualquer mudança no comportamento consequente de um estímulo ambiental anterior, desse modo surgiram os termos estímulos-respostas, seria estímulos o ambiente que interage com o sujeito, e, resposta é a ação do indivíduo referente ao estímulo, e essa é a noção básica do comportamento, a interação indivíduo-ambiente.

Um bom exemplo dessa realidade do indivíduo e o ambiente foram feita pelo próprio cientista John B. Watson com uma criança chamada Albert de 8 meses, John expõe a Albert um cachorro, um macaco, um papel em chamas e um rato, de início Albert apresenta um pouco de medo e não apresentava medo ao ver o rato pela primeira vez, mais ao fazer à combinação de apresentação do rato acompanhado de um barulho aborrecedor, a criança começa a temer o rato, e não só o rato mais coisas peludas e do mesmo gênero, e mesmo sendo apresentadas sem o barulho acompanhando. Esse é um bom exemplo a onde a resposta do estímulo foi o comportamento final da criança de rejeição ao rato e coisas parecidas, e o estimulo, o ambiente proposto foi o barulho aborrecedor apresentado junto com o rato. No exemplo citado acima é classificado em dois tipos de condição, o condicionamento clássico, na onde a criança chora depois do simples aparecimento do rato depois de aprender a temê-lo, e o condicionamento instrumental onde a criança se afastava do rato ou algo do mesmo gênero para diminuir o medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com