TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Artigo: Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA G1

________________________________________

1

1) O modelo de gerenciamento das indústrias japonesas se diferencia em muito do modelo burocrático e do modelo adotado pelo ocidente. Analise as asserções I e II e, posteriormente, marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao modelo japonês.

Asserção I

O modelo japonês se preocupa com a especialização do funcionário em uma atividade, defendendo a ideia de que a repetição leva a especialização com maior conhecimento e rendimento. Neste modelo o poder está centralizado no topo, as decisões são tomadas por poucos funcionários que ocupam cargos de maior valor, e os demais são executores, cumpridores de ordens e orientações.

Asserção II

Na concepção japonesa, o grupo, a equipe prevalece sobre o individual. A forma de trabalho, a resolução de problemas, encaminhamento de soluções e decisões são realizadas em grupo, bem como, o grupo é recompensado no atingimento de resultados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Peso: 1.0

a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras;

c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I;

d) As asserções I e II são proposições falsas, e a II não justifica a I;

e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

________________________________________

2

2) A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. Pode-se comparar a cultura organizacional e um iceberg, cuja parte visível é apenas uma pequena parte, enquanto a parte submersa representa a maior parte do iceberg. Leia as afirmações e marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao comportamento organizacional aparente.

I - O comportamento organizacional aparente é definido como tudo que visivelmente o governo impõe para a organização existir, criando e fundando estruturas ocultas ou subjacentes das pessoas através dos relacionamentos interpessoais que influenciam diretamente a organização através do autoconhecimento e conscientização legal e formal;

II - O comportamento aparente é definido como tudo que visivelmente compõe a organização desde sua estrutura física, o trabalho em si, e as relações interpessoais aparentes que permitem o seu funcionamento;

III - O comportamento aparente é definido como tudo que subjacentemente os membros da organização expõem na sociedade referentes a ações políticas e ações de solidariedade que constitui parte da cultura organizacional que muitas vezes não é trabalhada ou não é aceita. Incluem-se nesta definição as atitudes e valores, sentimentos de raiva, alegria, medo, desrespeito, normas grupais, interações, mecanismos de defesa, motivações e desejos.

Marque a afirmativa correta:

Peso: 1.0

a) Apenas está correta a afirmativa I;

b) Apenas estão corretas as afirmativas I e III;

c) Apenas está correta a afirmativa II;

d) Apenas está correta a afirmativa III;

e) Todas as afirmativas estão corretas.

________________________________________

3

3) As organizações podem ser vistas metaforicamente como prisões psíquicas que conduzem os indivíduos ao aprisionamento de padrões de pensamentos e crenças estabelecidas que estejam no seu inconsciente. Analise as duas asserções e marque a resposta correta no que se refere às relações vividas no ambiente organizacional, bem como as vivências e sentimentos projetados neste cenário.

Asserção I

O modelo mecanicista-burocrático é um exemplo de organização que reserva um significado camuflado dos controles e rotinização das suas atividades, reduzida formalização, poucas regras, comunicação informal e decisões descentralizadas da cúpula. Essas características dizem respeito à personalidade obsessiva compulsiva.

Asserção II

Os indivíduos que apresentam uma personalidade obsessiva compulsiva sentem-se confortáveis em trabalhar em empresas burocráticas, uma vez que suas características pessoais encontram apoio no sistema que tenha excessivo zelo pela regulamentação, planejamento, controle e rotinização das suas atividades, bem como obediência e disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Peso: 1.0

a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;

b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;

c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I;

d) As asserções I e II são proposições falsas, e a II é uma justificativa da I;

e) As asserções I e II são proposições falsas, e a II complementa a I.

________________________________________

4

4) A cultura organizacional faz uso do imaginário das pessoas para dar e criar significado a vida cooperativa. O imaginário é o espaço onde existem significados que são compartilhados e para entendê-los é preciso ver o que não está expresso objetivamente. Avalie as afirmações a seguir e verifique qual (is) traz (em) conteúdos verdadeiros referente ao imaginário:

I. A organização é um espaço que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com