TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano Nas Organizações

Por:   •  13/11/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  2.481 Visualizações

Página 1 de 4

1- A análise transacional vê o indivíduo como um sistema integrado e organizado em três subsistemas: o exteropsíquico, o neopsíquico e o arqueopsíquico: Sobre o subsistema arqueopsíquico, é verdadeiro afirmar que:

R: Contém os vestígios da infância e opera a partir dos sentimentos, manifestando-se por meio de emoções e da busca da satisfação de necessidades.

Justificativa: Neste subsistema, estão impressas a memória da infância, tida entre os três e os sete anos de idade; a mesma vem sempre acompanhada de sentimentos, que acabam manifestando-se através das emoções que expomos no dia a dia

2-A personalidade do indivíduo é algo exaustivamente discutido nas organizações atualmente. Freud, Jung e outros pensadores expuseram suas opiniões a respeito da formação da personalidade. Sobre esta formação, é correto afirmar que:

R: A personalidade é formada basicamente por fatores hereditários e ambientais.

Justificativa: A personalidade do indivíduo é composta por fatores hereditários que estão com ele desde o nascimento, mas também sofre intervenções do ambiente

3-Carl Jung, psicanalista, denominou alguns modelos de personalidade para melhor compreensão nas organizações. Um destes modelos diz respeito à sensação e à intuição. Qual a relação entre estes dois temas (sensação versus intuição)?

R:Os indivíduos voltados para a sensação preferem focar nos detalhes, ao passo que os intuitivos se concentram em temas mais amplos.

Justificativa: As pessoas que possuem a personalidade voltada para sensação são mais detalhistas, gostam de buscar as minúcias de uma tarefa, enquanto os intuitivos possuem uma visão mais geral dos processos, buscando enxergar o todo do sistema

4-Chiavenato, em 2002, estudou o processo de interação entre pessoas e empresas. Para que este processo se estabeleça entre as pessoas e a organização, devemos:

R: Tratar as pessoas como parceiras da organização.

Justificativa: É fundamental tratar as pessoas como parceiras da organização, para que possam sentir-se bem e produzir mais

5-Com o avanço dos estudos em relação à personalidade, podem-se constatar avanços significativos no mapeamento do que é considerado como traço de personalidade de destaque na organização. Um dos principais é a estabilidade emocional. Sobre ela, é verdadeiro afirmar que:

R: É a constatação das variações de humor de um indivíduo.

Justificativa: Estabilidade emocional diz respeito a variações de humor que uma pessoa pode ter nas diversas situações do dia a dia, principalmente em relação a questões de conflito visto nas organizações

6-Eric Berne é um psiquiatra canadense. Em 1956, criou uma teoria que abrange o individual e o social, e deu a ela o nome de análise transacional. A mesma é constituída de um conjunto de técnicas que visam à mudança nas pessoas. Segundo a análise transacional:

R:O ser humano é um produto de uma imensa coleção de influências, que são registradas desde a mais tenra idade, e que permanecem vivas, manifestando-se a cada momento.

Justificativa: O homem é um produto de interações. Embora nasça com uma personalidade, as influências de outras pessoas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com