TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano Nas Organizações

Trabalho Universitário: Comportamento Humano Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 2

1. Robbins (2002) define percepção como um processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao ambiente. Sobre percepção, é incorreto o que se afirma em:

a. Tempo e espaço são fatores importantes no processo perceptivo, mais especificamente no autoperceptivo, uma vez que o indivíduo se reconhece no contexto no qual está inserido.

b. A percepção está intimamente ligada à aparência, por isso um objeto é percebido isoladamente, sem atribuição de uma significação afetiva.

c. Características, comportamento do percebido e fatores psicológicos podem afetar a percepção.

d. O processo perceptivo do percebedor está relacionado ao contexto no qual se sente percebedor e as significações dependem das experiências de vida do mesmo.

e. No campo das organizações, a percepção tem grande importância no que se refere à percepção do funcionário sobre seu papel como profissional e como percebedor de si no grupo.

1. Sabe-se que existem diferenças entre a organização formal e a organização informal. Identifique, dentre as características a seguir, aquela que corresponda ao tipo de organização informal:

a. Deliberadamente impessoal.

b. Estrutura bem delineada, rígida e durável.

c. Os cargos são especificados claramente para os membros.

d. Tipo de estrutura que se baseia em relações ideais.

e. Estrutura frouxa, flexível e espontânea.

1. A psicologia considera a personalidade como um sistema individual de atitudes, comportamentos e escalas de valores que um indivíduo apresenta e que coloca de forma diferenciada dos outros. “Sua personalidade individual é seu padrão característico de pensar, sentir e agir”, de acordo com Myers (1999, p. 295). Diante das diversas perspectivas que buscam entender a concepção da personalidade do indivíduo, a que se destaca por propor que a sexualidade da infância e a motivação inconsciente influenciam em sua formação, consiste na abordagem:

a. Psicanalítica.

b. Behaviorista.

c. Dos traços.

d. Humanista.

e. Social-cognitiva.

1. Considerando-se a influência que a psicologia como ciência possui na análise do comportamento humano nas organizações, podemos avaliar as seguintes alternativas:

I- A psicologia permite entender que o poder de decisão das pessoas é resultante de fatores internos (emocionais, personalidade, valores) e variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com