TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

O Comportamento Organizacional determina como as pessoas devem agir em determinado sistema como no ambiente profissional, com regras e padrões que são necessários para conduzir, mostrar o caminho que deve ser seguido e garantir que o objetivo determinado na missão ou estratégia de uma empresa possa ser atingido, e assim também temos em nossa vida pessoal padões de comportamento que seguimos, por cultura, porque nos foi ensinado por nossos pais e avós e porque o meio no qual estamos inseridos exige que tenhamos comportamentos esperados e padronizados.

Mas como usar essa ferramenta a favor da empresa? Hoje, com a globalização, mais do que nunca, as empresas buscam indvíduos com capacidade de inovação, seja ela de produtos, serviços, marketing, organizacional e processos. No caso de inovação organizacional, sabemos que por estar ligada a pessoas, poderá ter sucesso ou fracasso, pois existem características individuais que nem sempre podem ser mudadas ou moldadas para atender determinada necessidade. No Brasil, precisamos incorporar em nosso cotidiano o empreendedorismo, que certamente fará com que tenhamos a característica de buscar informação e usá-la para expor nossas idéias e fazer a diferença onde que estajamos atuando, sermos inovadores.

Através do comportamento organizacional as empresas visam garantir que seus profissionais, produtos, seviços, processos sejam eficientes e eficazes, pois de nada adianta ter uma equipe eficiente, sem atingir sua meta que é ser eficaz, porque esses dois conceitos devem andar ligados como diz Paulo Sandroni, (1996): “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”, porque para alcançar uma meta elas devem andar juntas.

De que adianta uma equipe se preparar para executar um determinado papel se ela depende de outra equipe que não consegue lhe fornecer as ferramentas necessárias para a conclusão de seus trabalhos. Então podemos dizer que uma equipe está sendo eficiente mas o conjunto não é eficaz, porque não conseguirão executar o trabalho total, fadando com as possibilidades de sucesso.

1. CAPÍTULO 1

Definição de Comportamento Organizacional

Toda empresa e qualquer forma de grupo tem uma área responsável pelo comportamento organizacional dentro das entidades, com o objetivo de alcançar produtividade e que também tem o intuito de ajudar as pessoas a terem mais satisfação naquilo que estão fazendo e o que ela pode trazer de benefícios ao grupo ao qual pertence, dispondo de ferramentas que possam utilizar em benefício das pessoas e principalmente em benefício da organização.

O ser humano é o integrante fundamental em qualquer lugar, sabemos que hoje para mantermos as pessoas motivadas dentro de uma organização, precisamos investir nelas, capacitando-as e lhes dando o suporte que precisam. Tendo bons produtos, boa estrutura, comunicação eficiente e estratégias de inovação e mudanças, elas serão mais satisfeitas e contribuirão com mais eficiência e eficácia. Sendo assim, Comportamento Organizacional é a valorização no ser humano, de suas habilidades que concede de diversas sugestões para ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Comparação entre duas definições de Comportamento Organizacional

Para Casado (2007:214): “comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano.”

Já para Hitt, Miller e Colella (2007:5): “o comportamento organizacional envolve as ações de indivíduos e grupos em um contexto organizacional. A administração do comportamento organizacional concentra-se em conquistar, desenvolver e aplicar o conhecimento e as competências das pessoas.”

Na primeira definição, está explícita a importância do potencial humano e a defesa de uma maior interação da vida profissional com as demais áreas da vida pessoal incluindo o sentido do trabalho.

Na segunda definição os autores descrevem que a abordagem estratégica de comportamento organizacional engloba organizar e administrar o conhecimento e as competências das pessoas, de forma eficaz, implementando a estratégia da organização e conquistar a vantagem competitiva.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADO

- tudo que interfere no ambiente interno e externo e também no nosso comportamento, pode ser: uma troca de informação, energias e matérias;

- necessário se adaptar as modificações externas e promover estratégias para alcançar o sucesso nas realizações;

Ex.: fluxo de entrada de materiais como matéria prima e informações, saídas de certos produtos para o ambiente, feedback, panela com água no fogo, geladeira (sistema de resfriamento), queima de combustíveis segundo Danel Katz e Robert L. Kahn - é tudo aquilo que não tem interferência externa, que o ambiente não modifica e nós não precisamos nos adaptar;

- tem poucas entradas e saídas.

Exemplo: máquinas, motores, e quase toda tecnologia inventada pelo o homem; garrafa térmica fechada, garrafa com água gelada segundo Danel Katz e Robert L. Kahn.

2. CAPÍTULO 2

Elaboramos uma pesquisa sobre o conceito de Inovação em 20 pessoas na faixa etária de 20 e 47 anos com as seguintes perguntas e obtivemos os seguintes resultados:

1) O que é inovação?

- 70% relacionaram a Inovação somente a produtos;

- 30% relacionaram a Inovação a produtos, serviços, processos e organizacional;

2) Como você descreve a inovação no Brasil?

- 45% acreditam que a Inovação no Brasil ainda precisa melhorar muito em todas as áreas e setores em que pode ser aplicada;

- 20% consideram que o país está no caminho certo e melhorando;

- 35% disseram que a inovação em tecnologia ainda é muito deficiente;

3) As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com