TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Administração Período Letivo: 2011/1

Semestre: 1º Turno:

Disciplina: Comportamento Organizacional.

Professor EAD: Ana Maria Vasconcelos.

Objetivos específicos de aprendizagem:

- Favorecer a aprendizagem;

- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;

- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;

- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;

- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;

- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;

- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à

profissão;

- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual

Questões

1 – (0,21) Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.

Cada individuo tem sua inteligência própria, idéias diferenciadas, dom particular, habilidades individuais com perfil pré-determinado, sendo necessário trabalhar alguns aspectos pessoais. Não é possível tratar as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.

2 – (0,21) [...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei [...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.

Colocando a situação para dentro da organização podemos dizer que o individuo é alguém que se destacou perante a equipe, aquele que buscou o crescimento profissional e individual obtendo méritos que muitas vezes são vistos pelos membros da equipe de uma forma errônea, sendo analisado superficialmente não tendo a concepção de tudo que o individuo doou para o sucesso da corporação. A avaliação que é feita sobre cada um dentro de uma organização geralmente vem dos atos que o individuo transpõe dentro do seu ambiente de convívio; como por exemplo, a forma como trabalha, de como trata seus subordinados, do seu perfil de liderança, etc.

3 – (0,21) Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.

Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?

Podemos dizer que nas duas teorias há o fator de motivação e o das necessidades básicas do trabalhador dentro da organização. Onde Maslow estabeleceu que os indivíduos se comportam no sentido de suprir suas necessidades mais imediatas, onde cada pessoa age sempre buscando a necessidade não satisfeita ainda, e quando consegue alcançá-la vai em busca de outra. Já na teoria de Herzberg diz que a satisfação esta relacionada às tarefas que o individuo exerce dentro da empresa (reconhecimento, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção e capacidade para executá-la melhor) e a insatisfação refere-se aos fatores ambientais, fatores externos a tarefa (supervisão, relações interpessoais, condição do ambiente de trabalho, salário).

4 – (0,21) Apesar de alguns autores entenderem que o significado é similar, em nosso PLT e material didático conseguimos compreender a diferença entre grupo e equipe (ou grupo psicológico). Defina e diferencie os dois conceitos, dentro dos conteúdos trabalhados sobre o tema.

Grupo: é um agregado de pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com