TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Artigo  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional

Definição:

Comportamento: maneira de se comportar, procedimento e conduta. Conjunto de atividades e reações do indivíduo, em face do meio social. Psicológico: é o conjunto das reações que se podem observar em um individuo, estando este em seu ambiente e em dadas circunstancias.

Organizacional: a organização como função na organização.

Comportamento Organizacional Tem o propósito de compreender o comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas. Seria o estudo onde envolve varias partes como (Sistemas) interligados, onde focam nas ações do ser humanos dentro da sociedade, empresas, organizações e no meio ambiente, propondo melhorias, oportunidades e habilidades na formação de um ser.

A importância de estudar o Comportamento Organizacional é atuar de forma mais adequada no contexto Organizacional, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho eficaz. Para administrar uma empresa é preciso muito mais do que planejar, organizar e controlar

Nem todos os grupos sociais são organizações, pode-se dizer que existem dois tipos de grupos sociais:

Grupos sociais primários: grupos informais, encontram-se nesse grupo, família, amigos, etc.

Grupos sociais secundários: grupos formais, são chamados assim porque com eles as pessoas têm relações regidas por regulamentos explícitos.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. Uma organização precisa ter políticas explicitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão.

As organizações não se conduzem por si mesma, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir os objetivos a serem alcançados.

Todas as organizações englobam pessoas, e é parte do trabalho do executivo dirigir e coordenar essas pessoas. Essa é a função da liderança.

Quando os executivos motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, eles estão exercendo sua liderança.

Organizações e Administradores

Definindo os termos “organização” e “administrador”. Empresas são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes e todos os órgãos públicos. Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.

Claro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com