TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. ÉTICA NAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS NA ADMINISTRAÇÃO 3

2 ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS” 4

2.1 Sinopses do filme “AMOR sem escalas” 5

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração. 6

3. CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO

A ética empresarial e onde se estuda o comportamento das empresas e de seus colaboradores, dentro ou fora das suas organizações. Ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.

. O Código de ética serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa que pretende implantá-lo.

É de máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo.

Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa que pretende implantá-lo.

Permite o homem ter o senso ético, ou seja, a consciência moral de alinhar formas de comportamentos e questionamento moral dentro de uma empresa.

Neste trabalho abordamos o tema do filme AMOR sem escala, que trata de um executivo que viaja todo o país para demitir funcionários de empresa na qual o mesmo não as conhece.

1. ÉTICA NAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS NA ADMINISTRAÇÃO

Ética nas relações empresariais na administração esta embasada no código de ética, segundo esse, busca novos comportamentos, fundamentos e conceitos orientando e direcionando o desenvolvimento da capacidade de pensar de um administrador ou gestor, para que seu trabalho seja de forma clara e transparente com agilidade e rapidez e eficaz.

A ética empresarial é o ramo que se estuda a conduta ética das empresas e tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e sua origem ética, ou seja, é a análise da experiência moral aplicada dentro de uma organização.

Ética é que reflete o comportamento e valores do ser humano na sociedade, estão inteiramente ligadas às atitudes positivas e transparência, agindo corretamente com o próximo visando uma convivência sólida e harmonizada na sociedade.

Ser ético no ambiente de trabalho é principalmente agir de maneira correta com o próximo, buscado agregar valores e a completar missões, demonstrando ser eficaz, competitivo, criativo, inovador e outras qualidades que levaram ao topo dos padrões exigidos dos níveis hierárquicos, completando sua missão dentro de um grupo organizacional.

Tendo em vista a educação e a qualificação dos nossos colaboradores no mercado de trabalho, que esta inserida em todos os níveis, desde os mais sábios e capacitados a fazer as transformações, aos mais envolvidos em uma conduta não ética, na qual participam de varias atitudes que só lhe trarão “benefícios próprios” deixando para trás as oportunidades e a capacidade de crescimento.

.

2 ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O filme “AMOR sem escalas” representa uma vivência empresarial, onde os personagens Ryan e Natalie demonstram diversas situações positivas ou não, na maneira de lidar com pessoas, problemas, emoções e vida pessoal. Onde na qual a missão da empresa em que os mesmos trabalham é buscar a melhor forma de fazer demissões de pessoas (pessoalmente ou através de meios eletrônico, como a vídeo conferência), pois este é um momento delicado e exigi do profissional, habilidade conhecimento e o principal a comunicação direta e objetiva.

No filme há pontos marcantes de ética como a forma em seu os profissionais executam suas funções com excelência.

Mas também mostra pontos negativos, pois éticas profissional esta ligada a relações humanas, na qual o Personagem Ryan, demonstra ser solitário e que não se preocupa com o emocional das pessoas.

O filme se passa em um momento de recessão do EUA, onde muitas empresas tiveram que demitir em massa, a visão do gerente da empresa onde Ryan e Natalie trabalham é somente lucros não importa em que situação.

AMOR sem escalas vem missão de marcar seus personagens com os fatores que ocorrem no dia-a-dia das empresas, deixando como reflexão que o ser humano poder melhor e capaz de supera-se.

2.1 Sinopses do filme “AMOR sem escalas”

O filme AMOR sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida se um executivo que chama Ryan Bingham (Geoge Clooney) que seu trabalho é demitir funcionários pelo país inteiro, onde os fatos ocorrem na grande recessão dos EUA em 2008.

Ryan é dos melhores funcionários da empresa, demonstra conhecimento e habilidade na função exercida, além de viajar o mundo demitido ele considera que o avião é sua casa tem uma meta curiosa que é juntar 10 milhões de milhas e receber o cartão fidelidade da companhia aérea.

Ryan demonstra ser uma pessoa solitária e sem apegos, não gostar de compromissos familiares obrigações na sociedade.

Porém isso muda quando a empresa contrata uma jovem Natalie, que traz idéias novas para reduzir custos da empresa, como as viajem dos funcionários e hospedagens. À idéia apresentada é que se façam demissões através de vídeo conferência, assim a empresa terá uma redução de custos e um lucros elevado, Ryan é relutante contra esta implementação, então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com