TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Todo individuo caracteriza-se por sua personalidade, que resulta em seu ambiente de trabalho. Com isso gera mudanças ou até mesmo conflitos, que se atribui a sua eficiência, eficácia e afetividade.

A definição do mesmo dentro de sua área empresarial busca balancear seu lado comportamental e psicológico, que se doutrinam conforme os parâmetros de produtividade e melhoria de seus resultados.

‘Relatório de aprendizado’.

O comportamento organizacional vem a ser estudos que visam à melhoria de ambientes profissionais, onde grupos possam ter um comportamento adequado em suas respectivas áreas, não restam dúvidas que se tem um desafio quando se trata de administrar pessoas, com isso os gestores tem como objetivo planejarem estratégias, onde eles possam controlar situações e solucionarem problemas.

Afinal como podemos definir Comportamento Organizacional? Ele estuda três determinantes comportamentos das organizações: indivíduos, grupos e estruturas. Com isso pode-se dizer que, trabalha com eficácia.

Como disse José Roberto Marques em um de seus conceitos sobre comportamento organizacional: “Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscando resultados e se transformando em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos no comportamento do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta."

Vemos que toda ação tem uma reação, seja ela boa ou ruim, decisões sem planejamentos, podem acarretar sérios transtornos e comportamentos em uma área empresarial. Sendo assim, o bom comportamento é influenciado por atitudes e decisões corretas.

Visando a base do que seria comportamento organizacional e relacionando o dossiê, destacamos alguns traços das personalidades dos proprietários e funcionários da empresa Pet Glamour, sendo que levam a administração da mesma sem uma posição correta de autonomia. Percebe-se que a empresa esta caminhando para a zona vermelha.

João Maria Lourenzão sócio, possui uma gama de conhecimentos técnicos, por tem um grau superior, entende-se que, sendo o presidente da empresa, deve abordar temas mais superficiais, dando coordenadas aos subordinados, e nunca perder a visão sistêmica da empresa, deveria organizar os afazeres de toda as partes, e obrigar esclarecimentos de posições com soluções de todos os setores dependente.

Alba Lourenzão sócia, com recursos menores dentro da empresa, por sua vez, obtêm responsabilidades no setor de beleza do empreendimento, percebe que ela se prende aos detalhes, porém, esquece-se de visar os custos e desperdícios da empresa, deixando o setor sem um acompanhamento de um superior, onde não existem regras a serem cumpridas. Uma subordinada a ela, ou seja, uma outra pessoa pra desempenhar o nível tático eficiente no lugar da mesma (uma gerente da área de banho e tosa) ajudaria e muito no crescimento empresarial, pois, teria alguém para solucionar os problemas e achar soluções, assim, levando a ela somente casos críticos e fora de alcance. Relacionando essa ideia juntamente com a do professor John Ivancevich,”o comportamento organizacional preocupa-se com atitudes e desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, tendo efeito á percepções dos grupos, sentimentos e ações dos trabalhadores, como também o efeito de seus recursos humanos e objetivos”.

Rui Leme gerente da loja necessita de mais liberdade para estipular, organizar a empresa e liberar as informações necessárias, para o melhor desenvolvimento de seu quadro de funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com