TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

3. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3.1 O Relacionamento Interpessoal e o Comportamento no Contexto Organizacional

As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que corresponde às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993).

Assim, o relacionamento interpessoal está diretamente relacionado com a motivação que se caracteriza como sendo uma ferramenta indispensável para a organização, pois serve para diagnosticar o nível motivacional das pessoas, apresentando quais os fatores e aspectos que elas levam em consideração para estarem motivados ou não, isto significa que nem todas as pessoas estão dispostas a desempenhar as mesmas funções da mesma forma, porque existem razões diversas que as motivam.

No entanto, o assunto vem sendo muito discutido por sua importância, pois foi o marco inicial que identificou o ser humano como diferencial no mundo dos negócios. Além disso, se faz necessário estar atento ao cultivo de um clima organizacional propício para o desenvolvimento de boas relações que promovam a comunicação, a qualidade e a produtividade.

Em todo grupo de trabalho existem pessoas que se relacionam com maior ou menor facilidade. Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. É também sabido, por outro lado, o quanto lidar com pessoas pode ser difícil.

Assim, as relações interpessoais dentro do sistema organizacional, buscam saber sobre as consequências que esta traz para produtividade das pessoas nas organizações. Pois dentro deste universo organizacional existem programas de reconhecimento individual ou por equipe, as doutrinas de sucesso, a falta de transparência nas políticas de benefícios e a criação de mitos e heróis internos e externos, que poderão gerar segundo Kananne (1995), frustrações e sentimentos de impotência, colaborando desta forma para que comportamentos venham a se manifestar dentre as relações interpessoais e consequentemente na produtividade das pessoas nas organizações.

De acordo com Carvalho (2003), sabe-se que a dinâmica organizacional é complexa, pois está constantemente lidando com pessoas; pessoas que têm opiniões próprias, estilos de personalidade, crenças, valores e sentimentos. A soma de tudo isso forma as organizações.

Para o autor, as relações interpessoais e o clima de grupo influenciam-se recíproca e circularmente, de forma que o ambiente poderá ser agradável e estimulante ou desagradável e avesso e que essas modalidades poderão trazer sentimentos de satisfação pessoal e grupal.

Toda relação interpessoal mobiliza processos psíquicos. Estes processos que se situam na origem do desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano, representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com