TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SEMESTRE: 1º

CORUMBÁ – MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUCAO

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

ETAPA 2

ETAPA 3

ETAPA 4

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará o conceito de comportamento organizacional, comunicação, percepção, inovação, eficiência e eficácia nas organizações.

O objetivo das organizações é obter a eficácia em seus resultados, para isso estuda os indivíduos os grupos e estruturas, estudando o comportamento dos colaboradores visando buscar o máximo de sua proatividade contribuindo positivamente para sua organização.

A Comunicação deve ser considerada a variável mais estratégica, pois transmitem dados e informações importantes para o desenvolvimento e crescimento da organização.

No entanto, vale ressaltar que a comunicação é uma força dominante na vida organizacional, é o elemento de ligação entre a comunicação externa e interna da própria empresa, onde educa, constrói novos valores e valoriza indivíduos, devendo ser transparente e comunicativa.

Toda empresa busca reconhecimento e estabilidade em seu seguimento, com o mercado altamente concorrente e exigente é necessário constante inovação. Isso requer de seus colaboradores criatividade em suas atividades, as pessoas procuram o produto que seja o mais diferenciado possível, ou seja, procuram a empresa que está sempre inovando. Para que as empresas possam atender a essa demanda, elas precisam inovar em tecnologia.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho.

Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia as ciências políticas.

As variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. Quais são as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional?

Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados aos mais baixos custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.

Absenteísmo: O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.

Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Quando a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar seriamente a eficiência da organização.

Satisfação com o Trabalho: A última variável dependente que analisaremos será a satisfação com o trabalho, que podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

Quais são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade e da satisfação com o trabalho? A resposta a esta questão nos leva às variáveis independentes.

Variáveis no Nível do Indivíduo: As pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com