TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste projeto abordaremos a importância do comportamento organizacional para o controle do comportamento humano dentro das organizações, e seus conceitos. O impacto da inovação como diferencial no desenvolvimento empresarial, os sistemas e suas relevâncias, e a comunicação em si.

Veremos a relação entre trabalho em equipe, liderança e percepção dentro das organizações. Qual a importância dos grupos e equipes e o que pode trazer de benefícios. Como a comunicação pode contribuir para o desenvolvimento das organizações e a realização de metas.

Grupos/ Equipes/ Liderança

O trabalho em equipe demonstra que todos devem estar envolvidos em um único propósito e objetivo, onde compartilham seus esforços por igual, sempre tem um que pode se sobre sair melhor, mais a equipe tem que ser de todos, um auxiliando ao outro buscando o mesmo objetivo. Percebe-se na imagem que a falta de comunicação entre a equipe resultou numa mão de obra desordenada onde obtiveram um trabalho satisfatório.

O trabalho em equipe tem se tornado um dos pontos primordiais em entrevistas e nas empresas para avaliação do funcionário para saber de sua aptidão de convivência com o próximo.

Atitudes que devem ser evitadas na hora de atuar:

• Fazer fofoca de colegas ausentes;

• Rejeitar o trabalho em equipe;

• Ser antipático;

• Deixar conflitos pendentes;

• Deixar de ouvir os colegas;

• Ficar nervoso (a) com a equipe;

• Deixar de cultivar relacionamentos

Para se obter um bom trabalho em equipe é necessário ter um bom líder. O líder é aquele que mantém um bom relacionamento com seus liderados e os fazem acreditar na sua liderança. Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é preciso, por livre e espontânea vontade. Sabemos que cada situação exige um tipo de líder, isso acontece sempre que é preciso posicionar-se a uma direção especifica querendo influenciar o outro a tomar certas decisões cabíveis à situação. Essas decisões ocorrem dentro de contextos variados deixando expostamente as informações de melhoria continua minimizando possíveis erros.

Qualquer pessoa pode se tornar um líder, para isso é preciso compreender que exercer a liderança requer uma enorme doação pessoal, necessita se preocupar com a execução das tarefas e de seus liderados. Para um bom líder as pessoas são o equilíbrio de mais importância no trabalho. Ter o conhecimento sobre a própria função aceitar as responsabilidades do cargo e estar aberto a mudanças e extrair o melhor. Um dos grandes desafios de liderar é conseguir defender pontos totalmente opostos, defender os interesses da Organização junto aos colaboradores e os interesses da alta direção, inovar, ter atitude,

A percepção tem inicio com a atenção. É a maneira como nós julgamos, vemos, conceituamos e qualificamos as coisas e nós mesmos. Dependendo das situações só enxergamos as coisas quando estão ali diante de nossos olhos, a percepção não pode ser avaliada artificialmente, deve ser diferenciado por cada um de nós, cada um vê a situação de acordo com os aspectos que tem especial importância para si.

A percepção diz respeito ao processo através do qual, os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas. A percepção depende de uma série de fatores precisos, mesmo quando se trata da percepção de um movimento ilusório ou da movimentação de outro objeto que não o que realmente se move.

Comunicação é uma das formas pelas quais as pessoas se relacionam entre si, que contribuem para o alcance dos objetivos da organização. Comunicar-se significa ter algo em comum é ponte que transporta as informações entre as pessoas caso não aconteça esta uma boa comunicação não chegará ao resultado final e as pessoas ficam discutindo e não chegam a um consenso. A comunicação proporciona e contribui para o desenvolvimento de um clima positivo e ao cumprimento da meta dentro da organização e ao crescimento continuo das atividades motivando e integrando todo o grupo. Também direciona as ações para as metas principais, unindo esforços e priorizando as situações para que possam ser tomadas decisões ágeis e corretas capaz de superar as dificuldades e os problemas que surgirem.

A falta de comunicação vista na imagem é bem visível, ao chegar ao final da montagem dos trilhos o trabalho está completamente desordenado. A comunicação humana é um processo constante, complexo e ativo, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos é impossível não se comunicar. Mesmo se estamos calados, observando a parede, estamos emitindo uma mensagem. O processo de comunicação está integrado pelos seguintes componentes: emissor, que é quem elabora e põe em circulação a mensagem; receptor, que recebe e interpreta a mensagem, a informação; meio, suporte físico através do qual se transmite a mensagem. Comunicar é compartilhar, colocarmos a nós mesmos como seres ativos desse processo.

Relatório final

Comportamento Organizacional investiga o comportamento humano individual ou em grupo, tem como finalidade obter a explicação, previsão e controle do comportamento humano, com propósito de melhorar, a eficácia na organização é importante para o funcionário onde consegue equilíbrio entre o pessoal e o profissional com maior flexibilidade, e para o administrador enfrentar conflitos.

Pensamento sistêmico é uma abordagem de algumas áreas do conhecimento humano que reivindica uma nova visão do mundo, simplifica a realidade. Com o avanço tecnológico houve uma grande desigualdade social e o pensamento sistêmico pode orientar a sociedade em um mundo ideal e de desenvolvimento. É preciso ter visão de um todo e analisar cada parte e a interação entre elas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com