TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 13

POLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS-PA 23041

ADMINISTRAÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ANA PAULA DIAS DOS SANTOS – 432867

KLEBSON ALVES GONÇALVES – 417864

TANDE SILVA GARCIA – 417877

TIAGO CUSTORIO DA SILVA – 440604

RAQUEL PATRICIA MACEDO DE OLIVEIRA GOMES - 417875

PROFESSORA EAD – YAEKO OSAKI

TUTORA PRESENCIAL – MARIETE DA SILVA BUZZI

ULIANÓPOLIS-PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 04

SISTEMA ABETO E FECHADO 05

PESQUISA DE CAMPO - ENTREVISTA 07

EFEITOS DA INOVAÇÃO 11

TRABALHO EM EQUIPE – UMA VANTAGEM COMPETITIVA 12

LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO – PORQUE FRACASSA OS PLANOS DE MUDANÇAS? 13

COMUNICAÇÃO É TUDO 14

EFICIENCIA / EFICÁCIA – CONCEITOS DISTINTOS, PORÉM INTERLIGADOS 15

CONCLUSÃO 16

BIBLIOGRAFIA 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demostrar como a liderança, a comunicação e a percepção são essenciais para a organização. No entanto, vale ressalta que para haver transformação, tem que ter dedicação e esforço multilateral por parte dos gestores e colaboradores, buscando novos conhecimentos com planejamento e disciplina, aumentando a possibilidade de sucesso.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É o estudo sistemático focado em ações e atitudes de indivíduos com objetivo de alcançar produtividade, reduzindo a ausência por diversos fatores, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional com eficiência.

Conforme a importância do Comportamento Organizacional em modelar o comportamento influenciando nas necessidades e motivos em organização diferentes ou em grupos na mesma organização, incentivando a produtividade e o raciocínio lógico que gera respostas rápidas e com estratégias administrativas variadas. Sua maior característica é a complexidade e superação, tendendo em moldar o comportamento humano através de explicações, previsões e controles das causas/razões que influenciam em alguns eventos futuros.

O gestor precisa ter uma visão eclética do Comportamento Organizacional das pessoas que fazem parte do seu grupo de trabalho, administrando suas motivações. Os executivos e colaboradores de hoje precisam aprender a lidar com a flexibilidade, as espontaneidades e as imprevisibilidades, o comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudanças continuas para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela. O Comportamento Organizacional ajuda os colaboradores a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, concedendo também diversas variações para orientar o planejamento de ambientes de trabalhos que ajudem o administrador a enfrentar esses conflitos. Passando por essa fase o gestor terá uma alta produtividade, diminuindo assim o absenteísmo e a rotatividade gerando satisfação com eficiência e eficácia na organização.

Toda empresa tem uma boa noção dos altos custos de tempo e dinheiro envolvidos no processo de seleção e treinamento do seu profissional, por isso devemos motivar as melhorias e habilidades dos colaboradores com a satisfação em desempenhar sua função, fortalecendo a mudança e demonstrando a sua competitividade, incentivando na criatividade e mapeando seus talentos, aproveitando-os ao máximo o seu crescimento na empresa.

SISTEMA ABERTOS E FECHADOS

A empresa para ser vista como um “Sistema Aberto” implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender esses requisitos de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informação.

As pessoas, a sociedade e o mundo em um todo, estão passando por constantes mudanças, aumentando seu grau de exigência, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade de flexibilidade, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível de agitação ambiental.

SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influencia ambiental, não se interagindo ou integrando com o mundo, inviabilizando sua existência.

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influencia qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

Pode-se fazer analogia dos sistemas fechados com a gerência de CDP (Centro de Processamento de Dados), modelo vetusto e alquimista da informática da década de 60. Outros sistemas fechados que aparecem em algumas empresas são denominados de “DP” (Departamento de Pessoal) e “Almoxarifado” que também são formas antigas de administração de pessoas e de materiais, respectivamente. Freqüentemente os sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária. Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está à sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, planamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.

Nesse caso, o conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com