TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional

Comparação dos Autores José Roberto Marques, Rose Mary Trevisan e Kleber Gonçalves de Souza

O autor José Roberto Marques tem sua escrita mais voltada no segmento de que uma empresa bem sucedida nesta área influêncía diretamente os comportamentos do capital humano, que inserido numa sociedade também se torna influênciador por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformam em referências. Informa também que é fundamental a dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, serve também para identificar aqueles que se destacam em suas funções, tanto no amadurecimento como o melhor aproveitamento de sua competências.

A teoria de José é dividida em dois aspectos, nomenclaturados como individual e grupal. O Individual estuda expectativas e motivações, as habilidades e competencias que cada colabor demonstra em seu trabalho. Já o Grupal aponta a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e intereção uns com ou outros, além da influencias de um líder.

Já autora Rose Mary Trevisan soluciona a tematica dizendo que é simplesmente uma intensa questão de estudo e pesquisas dos funcionários, mas principalmente no sentido do bem estar do ser humano e enfatiza bastante os detalhes que devem ser observados e corrigidos nas equipes como, percepção, atitudes, valores, diversidade, assedio moral, e processos de grupos que tornam-se essenciais um modelo de gestão que transceda as maiores expectativas.

Visando esta temática no futuro, Rose explica que desafios exigirá um continuo repensar e aprender de novas formas de organização, para assim fazer o diferencial nestes processos cada vez mais importante.

Kleber Gonçalves de Souza expoem com mais clareza e até enxerga as falhas de uma empresa que adotam práticas gerenciais totalmente adversas as reais necessidades, como no caso de maior investimento nas habilidades tecnicas que são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos precisam também de habilidades interpessoais, onde uma organização deverá ter políticas explicitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisões. As organizações não conduzem por sim mesma, daí a necessidade de um pensamento comum que norteio o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas.

Todas as atividades reconhecem a suprema impotância da gestão de pessoas, aponta Kleber, clareando a ideia de que no ato de uma promoção ao um certo funcionário por exemplo, não seja considerado apenas o resultado de seu trabalho, mas também como ele lidará com este cargo de mais poder, ou seja, o gestor deve analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contigencial, ultilizando sistemica de variaveis situacionais como moderadoreas dos relacionamentos de causa e efeito.

Entendemos que todos autores saibam o real conceito da temática, inclusive onde todos fazem as mesma colocação de que básicamente o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com