TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste trabalho, aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura no comportamento, para fazer com que as organizações executem as tarefas mais eficazmente. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, precisam também de habilidades inter pessoais.

Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados. Uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível e com o menor número de erros. Nesse processo estão envolvidos dois critérios para o cumprimento dos objetivos: eficiência e eficácia.

CAPÍTULO 1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é voltado para o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está direcionado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS,2005,p.6)

Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional inclui motivação, comportamento, poder de liderança, comunicação inter pessoal, estrutura, processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes, percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.(ROBBINS,2005,p.8)

É importante ressaltar que as organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é exatamente esta a área coberta pelo que chamamos de Comportamento Organizacional. (PUGH, Derek (Ed). Organization Theory – PLT 2011 pag.27)

Sistema Aberto e Fechado

São classificações do grau de interação da organização com o ambiente. Chiavenato (2000, p. 548) assim os define:

“– Sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio que o circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. (...) os sistemas fechados não recebem influência do ambiente e também não influenciam o ambiente. Sistemas abertos são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente”.

De acordo com as definições de Chiavenato, é possível compreender que uma empresa que possui um comportamento mais próximo de um sistema fechado sofre menos influência do ambiente, dificultando o ajuste da organização diante de mudanças externas. Entretanto, ela também sofrerá menos diante de uma crise. Já uma empresa mais próxima de um sistema aberto não terá tanta dificuldade para se adaptar às transformações ambientais. Em contrapartida, ela estará mais suscetível aos efeitos de uma crise.

Na prática observamos que é impossível uma empresa existir com um sistema totalmente aberto ou fechado.

Adaptabilidade: é o ajuste necessário que uma organização precisa ter para sua progressão. Maximiano (1995, p.51) assim a define “Para ser eficaz, um sistema deve alcançar e manter um estado de equilíbrio dinâmico, que é a capacidade de antecipar-se e ajustar-se às mudanças do ambiente”. Pode-se observar que este “equilíbrio dinâmico” citado por Maximiano, provém dos sistemas antagônicos promovidos pela adaptabilidade e homeostasia.

Entropia: Constitui na perca da integração e comunicação de parte dos sistemas entre si, acarretando na dissipação de energia e informação. Explorado também pela física (Lei da Termodinâmica), a entropia caracteriza um sistema que não troca energias com o meio ambiente levando-o invariavelmente à desintegração. Para Chiavenato (2000), se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. A esse processo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia.

Parâmetro de Sistemas

As organizações possuem fluxos de informações que foram padronizadas para sustentação eficaz do conjunto das atividades sistêmicas. Os fluxos são subdivididos em quatro:

a) Entrada (input)

É o que o sistema importar/receber do ambiente externo para ser processado.

b) Processos

É o mecanismo que converte entradas em saídas, sendo que cada sistema tem um processo interno ou dinâmica própria.

c) Saída (Output)

Resultado da combinação dos fatores de produção.

d) Retroalimentação (Feedback)

É o mecanismo de comunicação entre os parâmetros do sistema que compara os resultados obtidos com o padrão preestabelecido, a fim de corrigir os desvios, mantendo assim, o equilíbrio dos elementos interdependentes.

FIGURA 1: A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO.

QUADRO COMPARATIVO SISTEMA ABERTO E FECHADO – “HIERARQUIA”

Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem. Surgiu ele oito níveis:

SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

1 – SISTEMAS ESTÁTICOS SIMPLES: ESTRUTURAS 1 – SISTEMA ABERTO AUTO-REGULÁVEL: CÉLULA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com