TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 7

Motivação

Assim como todo o comportamento humano, a motivação existe dentro e fora das organizações. Mas, nos focaremos aqui para a motivação no contexto organizacional.

A motivação pode ser definida como algo que impulsiona as pessoas a realizar um comportamento.

Você sabia que a motivação varia de pessoa para pessoa?

Por exemplo: Se pra você, realizar trabalhos rotineiros é uma função que te motiva. Para mim, eu pediria pra morrer... ou melhor, trocaria de função. Já, se me desse um desafio para ser resolvido, certamente ficaria muito motivada.

Normalmente o estudo da motivação relaciona-se ao comportamento produtivo das pessoas e também ao controle sobre elas.

Elton Mayo realizou uma pesquisa que ficou muito conhecida como a experiência de Hawthorne. Esta experiência possibilitou a realização de vários outros experimentos que culminaram na origem da escola das Relações Humanas.

Na página 365 do livro “Psicologia, organizações e trabalho no Brasil” este exemplo está descrito detalhadamente e gostaria que você o lesse para entendê-lo melhor.

É sobre uma série de pesquisas realizadas em uma empresa, que tinha o objetivo de estudar os efeitos da iluminação na produtividade. Ao final, Mayo concluiu que a variação na iluminação não interferia na produtividade, mas que a presença dos pesquisadores tinha relações com a produtividade, ou seja, não era um fator físico, mas um fator psicológico que influenciava a produtividade.

________________________________________

1© Sara Melo, UNOPAR, 2009.

Agora, após assistir ao trecho do filme reflita sobre como este líder motivou seus liderados. Perceba que no discurso do comandante aos seus comandados, ele fala de valores necessários para atingir a meta, valoriza a intenção, fala como será a ação (não será fácil), afirma o seu compromisso com o grupo e também fala da satisfação com os objetivos a serem alcançados (todos voltarão).

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO:

Leia o capítulo 4 do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil”, não se esquecendo da relação entre motivação e desempenho. Na sua leitura perceba porque nem sempre uma pessoa altamente motivada terá um ótimo desempenho.

GLOSSÁRIO:

Personalidade: Forma de perceber, sentir e agir de cada pessoa. Não entenda personalidade de forma leiga, tipo “fulano tem personalidade forte”, ou “Maria tem charme”. Para os psicólogos, personalidade implica em um conceito dinâmico, que envolve crescimento e desenvolvimento psicológico de um indivíduo. É ela que determina se uma pessoa é ajustada ao meio ambiente em que vive ou não.

Comportamento: Para os psicólogos comportamentalistas, comportamento é tido como as reações observáveis diretamente. Por exemplo, um pensamento não é um comportamento pois não pode ser observado de forma direta. De forma simplista, não consideram o inconsciente.

Já para os cognitivistas, incluindo Freud e Kurt Lewin, o comportamento é tido como todas as reações do organismo, incluindo os processos psicológicos não observáveis diretamente, mas de forma indireta. Como a memória, motivos, raciocínio, sentimentos, cognição. Eles consideram o inconsciente no estudo do comportamento.

Trabalho (para Psicologia Organizacional): Na origem, o trabalho ocorre na interação entre os homens ou entre os homens e a natureza.

A forma como os psicólogos organizacionais pensam o trabalho envolve as condições social e histórica.

De forma geral, é usado como sinônimo de emprego e como os psicólogos organizacionais normalmente lidam com o trabalho remunerado, dá-se importância a aspectos socioeconômicos ao estudar o trabalho.

Você quer se aprofundar neste assunto? Leia o capítulo 1 do livro Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil.

Indivíduo: Para a Psicologia, cada pessoa é única, individual. Esta é uma forma que normalmente utilizamos para chamar uma pessoa, um trabalhador.

Contexto: Meio ao qual algo está inserido. Como se fosse um conjunto de várias dimensões de um fato (histórico, social, cultural, ...).

Organização: existem inúmeros conceitos de organização, que diferem da organização do verbo organizar (senso comum).

Como exemplo de organização temos: hospital, escola, creche, universidade, cinema, lojas, supermercados, shoppings, clubes, restaurantes, órgãos públicos, empresas privadas, empresas públicas,entidades comunitárias, ...

Diferentes abordagens de estudo têm suas diferentes definições e quase todos os autores concordam com a complexidade do termo.

Atualmente, para as ciências sociais, há uma noção que vem sendo largamente aceita que vê a organização como uma construção social.

Nesta forma de pensar, as organizações podem ser produto (criada pelo sujeito) ou processo (em mudança contínua).

Particularmente, a definição de Srour é a que mais me convence, pois para ele a organização é como um microcosmo social. Isto implica que para se estudar a organização, analisa-se os processos sociais e as relações coletivas (coletividades em ação).

Para você melhor visualizar o que estou falando, indico uma olhada no capítulo 2 (pág. 88) do livro Psicologia Organizações e Trabalho no Brasil, onde há uma figura (figura 2.3) que apresenta as principais dimensões do conceito de organização.

TERCEIRIZAÇÃO: transferência de parte do processo produtivo de uma empresa A para outra empresa B, sendo que o produto/ serviço faz parte da atividade fim da empresa A.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: relação de trabalho caracterizado pela ausência ou redução de direitos e garantias de trabalho.

PARADIGMA: conjunto de crenças, valores, que formam uma teoria

Verborréia: um dos sintomas do stress, apresentado quando uma pessoa fala muito rápido. Você já deve ter percebido uma pessoa que quando começa a falar, fala muito e muito rápido, não dando chance de outra pessoa também falar.

CHEGOU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com