TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

01 - Quando observamos a eficiência de um funcionário na realização do que se espera dele, e a sua eficácia para desenvolver a sua função, onde este índice pode ser aferido concretamente (verificando-se a rapidez e exatidão na realização do trabalho) ou pode ser inferido através da qualidade do desempenho do funcionário (como obter um bom nível de avaliação quanto à satisfação do cliente em tarefas de atendimento ao consumidor, por exemplo), estamos nos referindo a:

Resposta - Índices de produtividade frente ao clima organizacional.

02 - Roberto é executivo de uma grande empresa multinacional situada em Campinas, e desde o início de sua carreira sempre foi elogiado pelos seus chefes pela ampla capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Outra grande habilidade de Roberto é sua facilidade de gerir conflitos e entender as necessidades dos outros. Essas habilidades de Roberto podem ser consideradas como:

Resposta – Habilidades Humanas.

* A resposta correta é Habilidades Humanas, que é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. As habilidades humanas são fundamentais para exercer uma ótima gerência de conflitos, ouvir as outras pessoas e entender as necessidades alheias.

03 - No River Hills West Hills Healthcare Center, em Wisconsin, a tecnologia da informação ajuda a coordenar as atividades entre os departamentos. As enfermeiras utilizam notepad para anotar o nome, a hora e a dosagem do medicamento dado aos pacientes. Essas informações são registradas e imediatamente transferidas para o departamento de registros. Este fato ilustra uma estrutura organizacional:

Resposta – De departamentalização.

* A departamentalização é consequência da divisão do trabalho tomando por base a especialização, e agrupando as atividades comuns para que sejam coordenadas. Em um hospital é possível identificar vários departamentos como: atendimento ao paciente, contabilidade, almoxarifado, pronto-socorro, posto de vacinação, exames por imagem, etc.

04 - O gigante conglomerado coreano Hyundai reflete a personalidade de seu fundador Chung Ju Yung, por meio de um estilo agressivo, autoritário, competitivo e disciplinado. Outros exemplos contemporâneos de perfis de fundadores que tiveram enorme impacto em suas organizações são Bill Gates da Microsoft, Mary Kay na Mary Kay Cosmetics, Richard Branson no Virgin Group, Fred Smith na Federal Express. Estes exemplos ilustram que os fundadores de uma organização têm uma visão daquilo que a organização deve ser. Estas idéias refletem o conceito de:

Resposta – Cultura Organizacional.

* Os fundadores de uma empresa tradicionalmente são responsáveis pelo impacto sobre a cultura inicial de uma organização. Eles têm uma visão daquilo que a organização deve ser. Uma cultura organizacional é formada por características relativamente estáveis e se desenvolve ao longo de muitos anos. Há diversas forças que operam continuamente para mantê-la o que inclui: declarações escritas sobre a missão e a filosofia da empresa, o estilo de liderança dominante, os critérios de contratação de pessoal, as práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com