TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSORA: CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

JUNDIAÍ, 21 DE ABRIL DE 2012

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é entender o que é o comportamento organizacional, suas definições, conhecer alguns autores que abordem a temática.

Analisar a velocidade e os efeitos das mudanças organizacionais, atrás de pesquisas, entender o efeito da inovação para as organizações.

Identificar as principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a importância da liderança nas organizações.

Entender as concepções de eficiência e eficácia e a importância da comunicação para o contexto organizacional.

Desenvolver a capacidade em geral do profissional, ampliando sua atuação e desenvolver resultados, ter iniciativa, determinação, criatividade, senso político, ético e administrativo.

O desafio é realizar um trabalho que aborde o conceito de comportamento organizacional, destacando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações.

CAPÍTULO 1

A importância das habilidades humanas, termo mais utilizado para denominar o seu estudo, é o comportamento organizacional.

Ele é um campo de estudos que investiga o impacto que individuos grupos e estruturas, tem sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de promover a melhoria.

Existem dois tipos de sistemas, aberto e fechado, conform quadro abaixo:

Sistema Fechado Sistema Aberto

Não apresentam intermcabio com o ambiente Apresentam intercambio

Não recebem nenhuma influencia Trocam matéria, energia e informação

Não recebem nenhum recurso externo Rejustam as condições do meio

O Comportamento Organizacional encontram-se três considerações importantes:

* Individuais

*Grupos

*Estruturas Inclui tópicos como motivações, comportamentos, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção. Todas as escolas de pensamentos, (psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência politica), estuda o C.O. desde o primordios ,já era percebido como ramo complexo. Como dizia Eduardo Soto, que o comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas organizacionais, já, a autora Stephen P. Robbins diz que o comportamento organizacional é um campo de estudos.

CAPÍTULO 2

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. As pessoas freqüentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa.

Conforme pesquisa realizada, observamos que as pessoas com mais idade e com mais tempo de empresa, são as pessoas que mais têm dificuldade a se adaptar as inovações e a novas tecnologias.

Geralmente essas pessoas com mais de “tempo de casa” são acostumadas a fazer o seu trabalho de uma maneira, e quando vê a mudança, a tecnologia há uma dificuldade maior de adaptação e aceitação.

As pessoas mais jovens têm a facilidade e aceitam mais as mudanças, de um modo geral, os jovens querem mudanças, levam idéias para as empresas, quanto mais tecnologia, melhor.

É importante nesses casos ter um bom líder para ajudar na inovação e saber levar as idéias de cada um para obtenção de melhores resultados para a empresa, afinal os indivíduos precisam ficar satisfeitos com a mudança.

Observamos também que os adultos têm mais facilidade em trabalhar em equipe e que apesar da dificuldade de adaptação a inovação, são pessoas mais sensatas e sabem expor suas idéias de forma mais clara.

CAPÍTULO 3

O trabalho em equipe é essencial para que a realização e o resultado do trabalho fiquem perfeitos, para isso é necessário que as pessoas que compõe o grupo tenham objetivos comuns. A idéia de trabalhar em equipe surgiu quando o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. Equipe são pessoas que se juntam para buscar um resultado, é formada por pessoas diferentes que buscam o mesmo resultado e para isso precisa de um técnico, um líder. Cada equipe tem um estilo de atuação, porém tal líder, tal grupo, é importante que esse líder seja capaz de orientar, mostrar o melhor caminho, e liderar somente na hora que é necessário, não é o que podemos ver na figura abaixo, pois observamos que faltou um líder ou um líder que consiga transmitir informações corretas e o mais importante saber que se o que o líder falou é o que realmente a equipe entendeu.

Na figura é clara a falta de trabalho em equipe, e que apesar de terem o mesmo objetivo (a de construir um trilho) faltou organização, diálogo, comunicação entre os indivíduos.

E o trabalho realizado está mais para um trabalho feito em grupo do que em equipe, enquanto o grupo tem por objetivo partilhar informações, a equipe está voltada para o desempenho coletivo e integrada, enquanto o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros. As principais características de uma equipe são: união, todos os integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com