TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta as principais definições e comentários á respeito da Disciplina de Comportamento Organizacional, trazendo uma visão das organizações.

Antes de explanar sobre o tema comportamento organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria.

Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.

Assim, pode-se compreender porque a definição etimológica do termo é organom = órgão.

Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores que permeiam as relações de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades. Pode-se dizer, ainda, que um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido é própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses, valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade de cada sujeito que influencia o grupo como um todo.

Neste sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceito de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional, analisa o comportamento do indivíduo, colocando em evidência suas ações e atitudes.

O intuito do comportamento organizacional é trazer à organização, produtividade e reduzir a rotatividade, promovendo cidadania.

A finalidade do comportamento organizacional é explicar o controle do comportamento humano. A explicação disso se refere às causas ou ás razões que impulsionam determinados fatos e acontecimentos.

A Revolução Urbana, O Desenvolvimento intelectual do homem e a Revolução Tecnológica levaram a uma interação na sociedade e entre as organizações, surge portanto a necessidade de planejar, organizar, dirigir e controlar, surge o processo administrativo. A Teoria Geral da Administração faz o estudo desta em geral, os seus princípios e a sua atualidade. O estudo se dá em dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto.

SISTEMAS ABERTOS: Os sistemas abertos envolvem a idéia que determinados inputs são traduzidos no sistema e, processados, geram certos outputs. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resulta bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado.

SISTEMA FECHADO: O sistema fechado independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções.

Quadro Comparativo: Sistema Aberto e Fechado de Comportamento Organizacional

BIO X PADOVEZE

BIO (1985, p.19), propõe que “... os sistemas abertos envolvem a idéia que determinados inputs são traduzidos no sistema e, processados, geram certos outputs. Com

efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resultam bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado”. PADOVEZE (1997, p.36), afirma que “... os sistemas fechados não interagem com

o ambiente externo, enquanto que os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis”.

CORNAHIOBE X PADOVEZE

CORNACHIONE (1998, p.25), afirma que “... os sistemas fechados são entendidos

como os que não mantém relação de interdependência com o ambiente externo”. PADOVEZE (2000) cita como exemplo de sistema fechado o relógio, onde o seu

mecanismo trabalha em conjunto sem precisar do meio externo para o seu funcionamento.

2 - INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES

Hoje é difícil imaginar um ambiente organizacional sem inovações, sabemos que o mercado é muito competitivo e se destaca quem souber fazer das suas idéias organizacionais inovações organizacionais. E como fazer isso, uma vez que o acesso as informações hoje é muito facilitado pelos meios tecnológicos e suas redes sociais.

O diferencial está em como submetemos nossa informações, buscando extrair todos os sentidos dessa informação. Em um ambiente organizacional é necessário que todos contribuam com sua inteligência, sua responsabilidade e criatividade para com sua sociedade.

Devemos pensar como um todo, usando nossa criatividade para resolução criativa de problemas na organização em que participamos.

Mas o que vemos nas organizações é o medo do novo, tudo que é novo causa certo medo, certo desconforto, porém precisamos vencer isso para que as inovações venham e tragam resultados extraordinários, para que tenhamos novas idéias é necessário que tenhamos a mente aberta a coisas novas e dispostos a enfrentar o medo de errar. Vale lembrar que uma idéia bem desenvolvida é muito mais produtiva que uma analise de informações. Uma nova idéia surge em segundos, enquanto a analise desta idéia pode levar várias horas, é o que diferencia uma idéia que se trona em inovação de uma simples idéia perdida.

Podemos citar alguns exemplos de empresas inovadoras e como agem com seus colaboradores:

A 3M é uma empresa pioneira em inovação, deixando livre aos colaboradores 15 % de seu tempo para projetos livres de sua própria escolha. Esta estratégia teve origem em 1923 quando um de seus colaboradores Richard Drew que no momento estava envolvido em um projeto de desenvolvimento de lixas da companhia teve liberdade para usar seu tempo no desenvolvimento da fita crepe.

A Google é uma empresa nova que acabou de fazer 10 anos e que tem um pensamento compartilhado pela liderança: “Erre rapidamente, assim você pode tentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com