TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, de melhor forma possível e com menor numero de erro. Nesse processo estão envolvidos dois critérios para o cumprimento dos objetivos: eficiência e eficácia. Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na pratica. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultados no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a empresa. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.

A eficiencia significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se prôpos a fazer com bom almejo do resultado. Elas não estão exclusivamente direcionadas as atitudes dos profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e produção da própria companhia para garantir seu nome no mercado da área a qual pertence. A eficiência e a eficacia são aliadas nas demandas de uma organização, pois o ideal seria a aliança entre duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem em sua empresa se movimentar, como da própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua ação.

Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.

O ser humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. É o homem com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação que faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, programem suas estratégias e consiga atingir seus objetivos rumo ao êxito.

Comportamento Organizacional é o estudo do que as pessoas fazem no ambiente de trabalho, e de como seu comportamento afeta o desempenho das empresas. A finalidade deste trabalho acadêmico é tentar alinhar os objetivos pessoas, como satisfação no trabalho e auto realização; com os objetivos das organizações, como lucratividade e produtividade.

Capitulo – 01

Definições de Comportamento Organizacional

É o estudo da estrutura numa administração de resultados, onde se preocupa com o comportamento das atitudes e dos desempenhos dos colaboradores num ambiente organizacional. Importante compreender que o comportamento organizacional não busca leis validas universalmente, uma vez que compreende que o comportamento humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingencias.

A percepção no gerenciamento de ações é fundamental para que possa sentir os efeitos do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e os objetivos a serem alcançados, e qual o comportamento dos colaboradores sobre a organização, no que se diz a respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.

O objetivo do estudo do comportamento organizacional tem que haver:

 Explicação: Busca explicar as causas de determinado comportamento realizado.

 Previsão: Seu foco esta na previsão de eventos futuros, possibilitando a antecipação das dificuldades e o controle do comportamento.

 Controle: visa à realização de um comportamento desejável.

 Modelagem: Envolve um processo de aprendizagem de mudanças comportamentais visando o desempenho desejável.

Precisamos correlacionar percepção e comportamento por intermédio da visão sistêmica do individuo. Deste modo pode-se analisar a estrutura do individuo quanto ao comprometimento e foco em resultados.

O autor Bernardes (1998) diz que “Comportamento é todo tipo de ação observável de uma pessoa”. Ele defende que comportamento humano e experiência consciente podem ser descritos, previstos e influenciados por se construírem em ação observável.

Já para o autor Soto (2002) se refere “O Comportamento Organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações”. A contribuição do autor esta diretamente relacionada ao papel das emoções na forma como as pessoas se comportam no cotidiano organizacional.

A seguir é apresentado um quadro comparativo entre sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional.

Sistema Fechado Sistema Aberto

1-Sistema Estático Simples 1- Sistema Aberto Auto Regulável

2-Sistema Dinâmico 2- Vida Vegetal

3-Sistema Cibernético 3- Reino Animal

4- Ser Humano

5- Organização Social

Referencias Bibliográficas

Cavarantes, Geraldo. Comunicação e Comportamento Organizacional. Porto Alegre, RS. ICDEP; (PLT) 2009.

www.ead.fea.usp.br/ Texto: “Gestão do Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas”.

www.webartigos.com/ Texto: ”Comportamento Organizacional”.

Material de apoio: Conteúdo das aulas e orientação da ATPS- Atividades Práticas Supervisionadas.

Capitulo- 02

Inovação e as organizações

Inovação é processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento e gestão, que resulta na comercialização de novos produtos, ou na primeira utilização de novos processos.

Preparamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com