TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas abertos e fechados

A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informações.

As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo, estão passando por constante mudanças, aumentando seu grau de exigência, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de adaptação de seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível de agitação ambiental.

Sistemas fechados

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

Pode-se fazer analogia dos sistemas fechados com a gerência de CPD (Centro de Processamento de Dados), modelo vetusto e alquimista da informática da década de 60. Outros sistemas fechados que aparecem em algumas empresas são os denominados de ”DP” (de Departamento de Pessoal) e “Almoxarifado” que também são formas antigas de administração de pessoas e de materiais, respectivamente. Freqüentemente os sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária.

Sistemas abertos

Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.

Neste caso, o conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e influenciar os outros sistemas externos a ele.

As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.

Os sistemas abertos propiciam muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da empresa, favorecendo e destacando:

• • a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com