TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 - ETAPA 1 4

1.1 - PASSO 1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

1.2 - PASSO 2 – COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES 4

1.3 - QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO 4

2 - ETAPA 2 5

2.1 - PASSO 1 - CONCEITO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZACÕES 5

2.2 - RELATO DA PESQUISA 5

2.3 - PASSO 3 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: 5

3 - ETAPA 3 6

3.1 - PASSO 1 - TRABALHO EM EQUIPE: 6

3.2 - PASSO 2 - POR QUE FRACASSAM OS PLANOS DE MUDANÇAS? 7

4 – ETAPA 4 7

4.1 PASSO 1 - COMUNICAÇÃO X PERCEPÇÃO 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

O Comportamento das Pessoas dentro das Organizações se tornou ponto crucial para o desenvolvimento do negócio, cada vez mais o estudo do comportamento de pessoas, grupos e suas interações nas estruturas organizacionais são fundamentais, e essa compreensão resultará na coesão de seu empreendimento e colaboradores, auxiliando em ações para o sucesso das inovações.

1 - ETAPA 1

1.1 - PASSO 1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O conceito de Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano nas empresas, analisando o resultado das ações e atitudes dos indivíduos, procurando melhorar o resultado nos grupos e nos ambientes das organizações. Identificando causas ou razões que poderão determinar fatos, acontecimentos, fenômenos. Prevendo eventos futuros, para que seja possível um monitoramento do comportamento dos indivíduos nas organizações.

1.2 - PASSO 2 – COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES

De acordo com STEPHEN P. ROBBINS, o comportamento organizacional trata do campo psicológico, ele acredita que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização,

De acordo com JOHN R. SCHERMERHARN, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial.

Após leitura e síntese de dois autores a respeito de suas definições de Comportamento Organizacional podemos construir um quadro comparando suas diferentes visões de sistemas abertos e fechados.

1.3 - QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

ROBBINS Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

SCHERMERHARN Ocorre importação de recursos do ambiente para se mantiver nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato.

2 - ETAPA 2

2.1 - PASSO 1 - CONCEITO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZACÕES

Inovação é a exploração de novas ideias, que podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso nas empresas, sendo elas de:

- Produto – inclusão de novos produtos proporcionando a entrada em novos mercados.

- Processo – diminuindo custos e aumentando a taxa de lucratividade.

- Marketing – criando novas estratégias, para a melhor abrangência do produto ou processo.

- Estrutural – alterando e modernizando a parte estrutural da empresa.

Você utiliza o conceito de Inovação Organizacional no seu dia a dia?

2.2 - RELATO DA PESQUISA

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Pessoas que utilizam o Conceito de Inovação 80%

Pessoas que não utilizam o Conceito de Inovação 10%

Não sabem o que significa 10%

2.3 - PASSO 3 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:

Inovação tecnológica é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisa ou investimento, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.

A implementação da gestão tecnológica pelas organizações podem trazer impactos positivos, com o aumento de competitividade e melhoria nas atividades produtivas da empresa.

Todo processo de inovação começa com uma ideia. Mas nem todas as ideias resultam em inovação. Sem dúvida, a criatividade nem sempre estará sujeita a um planejamento detalhado e ponderado, uma técnica simples e focada consiste em coletar e analisar informações sobre o que os usuários/clientes de um produto pensam e dizem. Entretanto quanto mais fontes uma empresa explorar em busca de ideias, mais importante é avaliar, e analisar de maneira crítica o material coletado em uma fase inicial do processo de inovação. É preciso usar de cautela, já que as ideias podem ter uma atração mágica para seus descobridores, a tentação muitas vezes é intensa demais e os impede de aceitar que a ideia não tem futuro.

No entanto, já é possível saber, sem sombra de dúvida, como será o processo de inovação do futuro. Em um mundo verdadeiramente globalizado, presumivelmente daqui a 15 anos qualquer investidor será capaz de abrir um negócio com facilidade em praticamente qualquer lugar do mundo. Todos os ingredientes necessários poderão ser encontrados em mercados bem organizados a preços em grande parte nivelados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com