TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. A motivação tem sido tratada como um conceito central em Comportamento Organizacional, pois trata-se do conjunto de forças energéticas que têm origem no indivíduo ou fora dele e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração. E a motivação pode ser intrínseca, quando criada pelo entusiasmo que o trabalho em si suscita; ou extrínseca motivada pela busca de recompensa ou evitamento de punição.

As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.

Definição de comportamento organizacional

O comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização entre si, consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional. E também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o autoconhecimento e a auto percepção. As organizações estão diretamente ligadas ás pessoas, é a união dos indivíduos que faz com que uma produção tenha desempenho constante e de qualidade. O comportamento organizacional busca isso, o funcionamento desses dois lados, organização e indivíduo, em um só, obtendo assim, um bom relacionamento entre os grupos e motivação e conseqüentemente excelente atendimento ao cliente ou fornecedor, gerando produtividade, crescimento e lucro. É um grupo de ações imediatas para melhores sistemas de funcionamento dinâmico e persuasivo, que une questões e idéias a serem cumpridos, tornando a vida da empresa ativa nos negócios.

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6)

BIBLIOGRAFIA: ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2005.

O comportamento organizacional (co) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e com influência das organizações sobre as pessoas e os grupos. Na realidade, o co retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. Constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações, seja para criar novas organizações, mudar as já existentes, trabalhar nelas, investir nelas ou, mais importante ainda, dirigi-las.

Conceito de comportamento organizacional. (CHIAVENATO, 2004, p.4).

Comparando o conceito de CO entre os dois autores acima, observamos que ambos destacam a influência e o impacto que as pessoas, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações e também a influencia que as organizações têm sobre seus colaboradores.

Dessa forma os dois autores abordam a mesma temática quando falam que tanto o comportamento das pessoas e das organizações, são influenciadas uma pela outra, no decorrer dos trabalhos desenvolvidos dentro das empresas e organizações.

Segundo os autores, a importância do estudo do comportamento organizacional é justamente fazer com que essa influência no comportamento da organização melhore o desempenho das empresas/organizações e conseqüentemente melhorando a produtividade dos seus trabalhadores.

Sistema abertos e Fechados:

Sistemas Fechados Sistemas Abertos

• Sistema Estático Simples. (Estruturas/Geográfica) • Sistema Aberto Auto- Regulável

• Sistema Dinâmico Simples

Mecanismo de Relógio/ Alavancas e Roldanas. • Vida Vegetal

• Sistema Cibernético

Termostato/Regulamento e Equilíbrio • Reino Animal

• Ser humano

• Organização Social

• Conjunto de papeis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais de comunicação.

Conceito de inovação

Tatiane Santos de Almeida, 27 anos diz: Para que algo seja inovador é preciso ser muito diferente do que já existe.

Lauriana cândida,63 anos diz: Inovação é preciso ter idéias, que resultem numa ação e que, juntas, gerem produtividade.

Cleverton dos Santos, 30anos diz: A inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com