TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 3

Definição do conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionando ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos nos ambientes organizacionais, trata-se de uma área do conhecimento humano que visa a compreensão do funcionamento das organizações. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem ao direcionamento da previsão e controle do comportamento humano, tendo como objetivo atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Chiavenato define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. É uma área que trata do comportamento individual, isto é de tópicos como personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação. Além disso, o comportamento organizacional também está relacionado com o comportamento grupal, incluindo tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflito... Para o autor ainda existe um relacionamento de intercâmbio entre os indivíduos e a organização. O modo pelo qual os objetivos individuais são satisfeitos determina sua percepção do relacionamento. Esse relacionamento poderá ser percebido como satisfatório para as pessoas que percebem que suas recompensas excederam as demandas feitas sobre elas.

Para James G. Hunt o Comportamento Organizacional é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com as ciências comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia, bem como as ciências sociais, tais como a economia e sociologia. O comportamento organizacional é singular em sua dedicação à aplicação e integração desses diversos enfoques para obter uma maior compreensão do comportamento humano nas organizações. O Comportamento Organizacional usa métodos científicos para desenvolver e testar empiricamente suas teorias e conceitos, também utiliza pensamento contingencial para verificar como situações diferentes podem ser entendidas e trabalhadas. Em vez de buscar uma forma única ou universal de gerenciar pessoas e organizações, o Comportamento Organizacional reconhece que as práticas devem se encaixar nas necessidades de cada situação.

Em suma, o comportamento organizacional é uma importante ferramenta organizacional para se compreender as situações de trabalho e as relações que se estabelecem na empresa entre seus colaboradores; auxilia na resolução de problemas e serve de apoio para os indivíduos e os grupos alcançarem os objetivos da instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com