TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP – PÓLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

(1º. BIMESTRE)

ALEXANDRE LEITE DA SILVA – RA 4343817135

LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA ANDRADE – RA 3815671565

MIGUEL MORAIS – RA 3830608246

GRAZIELE SABRINA DAS NEVES SANTOS LOPES – RA 4361833087

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª.: MARIA CRISTINA VINHOLI DE BRITO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

21/Abril /2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................01

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.................................................................01

2.1 Comparação de definições................................................................................................02

2.2 Quadro comparativo de sistema aberto e sistema fechado...........................................03

3. PESQUISA SOBRE CONCEITOS DE INOVAÇÃO.....................................................03

3.1 Efeitos da inovação...........................................................................................................04

3.2 Inovação tecnológica.........................................................................................................05

4. TRABALHO EM EQUIPE................................................................................................06

5. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO.................................................................................06

6.CONCLUSÃO......................................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................09

1. INTRODUÇÃO

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia.

É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado. Assim como se pode produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente, com baixos custos, etc., mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia.

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional define o comportamento humano situado no local de trabalho e podemos definir que está envolvido com o desenvolvimento, estudo e o lado humano da gestão da organização.

Os componentes de uma organização são compostas por indivíduos ou grupos onde se agrupam buscando alcançar objetivos comuns e tem como finalidade superar as divergências.

Não podemos nos esquecer das nossas diferenças, pois cada ser humano age e pensa de uma maneira diferente. Alguns tem mais dificuldade quando se trata de organização, outros, já são mais acessíveis a trabalhos em grupo. Existe a dificuldade em monitorar o comportamento humano, pois cada individua ou componente possui um tipo de inteligência, definida como inteligência múltipla.

O comportamento organizacional é muito influenciado pelo trabalho em grupo, pois cada membro pensa de uma maneira e tem ideais diferentes, com um grupo pode se formar várias idéias e ações, que podem se tornar em uma equipe de alta performance. Cada indivíduo de um grupo tem responsabilidades, pois como se define a idéia de um grupo, o apoio, a participação de todos fazem parte de um objetivo comum: o resultado positivo.

Desde o início da raça humana existe a busca pelas formações de grupos ou organizações, sempre buscando atingir um objetivo em comum. Caracteriza-se pela sua complexidade e variedade, dependendo do empenho de cada componente em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

2.1 Comparação de definições

John A. Wagner III, John R. Hollenbeck e Andrew J. Dubrin, ambos autores de livros de Comportamento Organizacional (CO).

Em comparação, podemos entender que ambos seguem a mesma linha de definição em relação ao comportamento organizacional, com quase nenhuma variação entre os mesmo.

John A., John R. e Dubrin nos ensinam que comportamento organizacional é o estudo voltado para indivíduos, equipes ou grupos, dentro e fora de uma organização com fins lucrativos ou ONG´S.

John A. e John R. enfatizam em seu livro “Comportamento Organizacional - Criando Vantagem Competitiva”, que há três subjacentes importantes em suas definições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com