TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O estudo do Comportamento Organizacional traz aspectos relevantes no sentido de que trata da importância e das reações do comportamento das pessoas, individualmente ou em grupo, dentro das organizações.

A estrutura organizacional e tudo o que envolve o ambiente interno e externo deve ser percebido e analisado para se gerir de maneira eficiente e eficaz todo o processo no cenário global da organização. Sendo que a eficiência não é o mesmo que eficácia, mas um deve completar o outro, pois de nada adiantaria desenvolver um trabalho eficiente, onde tudo ocorreu como previsto, inclusive no menor tempo e com menores custos, se este não atingir o objetivo a que foi proposto, ou vice-versa.

Pois bem, para que se chegue a um bem comum dentro de uma organização é essencial que se deva conhecer e valorizar todas as dimensões do Comportamento Organizacional.

Demonstrando que é necessária a valorização dos colaboradores posicionando e distribuindo os cargos equivalentes com as competências e potenciais, assim como verificar quais os que necessitam de aprimoramento, de destaque ou remanejamento em suas funções garante-se o melhor aproveitamento de cada indivíduo da equipe e também se evita possíveis conflitos.

Vemos também a diferenciação dos sistemas organizacionais que podem valorizar as pessoas ou a tecnologia como consequência da produtividade, juntamente com a questão da inovação que pode tratar de algo totalmente novo ou partir de algo já existente fazendo suas características diferenciadas. Destacando o cenário nada inovador no país, pois faltam recursos para investir nessas ideias que normalmente estão ligadas a novas tecnologias sendo necessário um alto investimento financeiro.

A relação da percepção que se trata de uma interação do ambiente com os nossos sentidos e a comunicação que é definida como um processo onde há transmissão e recepção de informações que devem ser muito bem regidas pelo administrador.

E a importância da liderança, pois é imprescindível domínio sobre a equipe e que haja uma troca de informações com os colaboradores para que assim tenham excelência nos desempenhos das suas funções com planejamento e consequentemente excelência na gestão de pessoas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho de forma geral.

De acordo com John A. Vagner III, é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes e esta definição de comportamento organizacional encontram-se três considerações importantes:

• O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar relatórios. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

• O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas, tanto como indivíduos, quanto como membros de unidades sociais maiores.

• O comportamento organizacional também analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores – grupos de organizações – por si. Nem os grupos nem a organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades maiores não podem ser explicados somente como resultados de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

Já para o escritor Stephen P. Robbins, em seus estudos sobre Comportamento Organizacional, trata-se do estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente da empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivos de soluções, a fim de reter talentos e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza os trabalhos dos líderes e confere a estes a possibilidades de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Os níveis que estudam o comportamento organizacional são:

1- Nível individual – Estudam as expectativas, motivações, as habilidade e competência que cada colaborador demonstra individualmente através de seus trabalhos.

2- Nível grupal – Estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e a interação uns com os outros, além da influência e do poder do líder neste contexto.

O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

Uma organização pode ser considerada como um sistema, pois é formada por um conjunto de elementos que exercem atividades para a realização de objetivos. Podemos dizer que ela é dividida em dois tipos de sistema: sistema aberto e sistema fechado. As diferenças entre eles estão dispostas no quadro abaixo:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Constante comunicação entre os envolvidos. Ausência de comunicação entre os envolvidos.

Interação com o ambiente externo. Pouca interação com o ambiente externo.

Flexibilidade no trabalho, visando participação nos lucros. Racionalização do trabalho, visando lucro.

Gestão participativa. Gestão autoritária.

Grande variedade de entradas e saídas em relação ao ambiente externo. Poucas entradas e saídas em relação ao ambiente externo.

Fonte: http://www.professorwellington.adm.br/rh2.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com