TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

O EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

A inovação é imprescindível para que as empresas possam se desenvolver, obter maiores vantagens perante seus concorrentes e obter maiores lucros. Para tal, devem inicialmente, ter percepção e predisposição para melhorar continuamente as suas atividades para que, posteriormente, possam empregar esforços para a transformação destas oportunidades em realidade. É nessa hora que a inovação exige decisões precisas, liderança eficaz e visão de futuro, além de uma equipe empreendedora.

O desafio da inovação requer também um pensamento competitivo diferente e uma forma sistemática de busca de oportunidades pela empresa

Mais que um modismo de gestão, a inovação tem de ser encarada com a mesma importância que a qualidade dos produtos ou o atendimento aos clientes. Ela é importantíssima independentemente da fase em que se encontra a sua organização, seja seu objetivo crescer, abrir novos polos , ou mesmo, em tempos de altíssima competição, sobreviver. Isso não significa, é claro, que a tradição precisa ser abandonada. O bom convívio entre o novo e o tradicional é o que leva as companhias ao sucesso.

Inovação e as Organizações. O individuo. Personalidade e Motivação

Inovar é ter uma ideia, desenvolver algo que seus concorrentes ainda não têm, e implantá-la com sucesso, inovar e transformar ideias em dinheiro, é aprimorar sonhos possíveis e transforma-lo em realidade.

Uma personalidade forte enfrente desafios sem medir esforços, sem medo, a personalidade ambiciosa não mede esforços pra alcançar seus objetivos, a personalidade mais fraca está sempre na retaguarda, tem medo de tomar decisões, de agir não toma atitude ariscada não é ousada, sem atitude pra buscar seus objetivos.

Personalidade e motivação para alguns andam lado a lado, a maior motivação e fazer e desenvolver algo que lhe agrade, e trabalhar com prazer e objetividade, principalmente quando temos uma motivação financeira um impulso que te aproxima de objetivo , quando temos a personalidade formada e forte, pois quem é fraco e acomodado aceita qualquer coisa, faz por que foi exigido e não para alcançar um objetivo , é somente pra sobreviver sem idealismo.

A competitividade acirrada e as mudanças constantes em praticamente todos os setores são elementos presentes em todos os tipos de mercado na atualidade. Para enfrentar este ambiente desafiador, a inovação se faz necessária, já que por meio dela é possível reinventar seu negócio de modo a torná-lo mais competitivo e atraente para os clientes.

“Inovação é a fantástica intersecção entre a imaginação de alguém a realidade”. (Ron Johnson)

Ou seja, inovar vai além da criatividade, de pensar em coisas novas é fazer coisas novas. Numa outra definição, inovação consiste na transformação de uma ideia em produto, serviço ou processo novo ou melhorado.

Após analisar as respostas aplicadas num teste a 20 pessoas de regiões e profissões diferentes

Verifiquei que as respostas são bem parecidas a inovação para muitos e modificar , mas modificar o que ? Já para outros é criar algo diferente é transformar.

Na questão da personalidade atrapalhar na implantação dos conceitos , as respostas foram Taís quais as suas personalidades uns disseram que sim outros que não , mas no final não fazemos nada sem nossa personalidade , personalidade é o que somos , o que mostramos pra sociedade e implantamos ela em casa passo do nosso dia-a-dia.

Motivação é algo que impulsa sim todo o ser. O sonho é o maior responsável por nos motivar , ele nos impulsiona a realizar nossas vontades , comprar uma casa , um carro e para que possamos realiza-los temos que lutar, correr atrás ter um objetivo , quem não tem objetivos , sonhos , metas qualquer coisa esta bom , a pessoas que tiver uma personalidade forte esta ligada a vontade de vencer na vida e ela não espera ganhar no sorteio de algo que nem ao menos joga para ser bem sucedido , seu sonhos é o combustível para motivação.

Cada ser tem sua opinião, seu modo de agir , tudo isto está ligado a sua personalidade, por mais que achamos que não.

RELAÇÃO ENTRE TRABALHO EM EQUIPE, LIDERANÇA, PERCEPÇÃO, EFEITOS DAS AÇÕES E COMUNICAÇÕES.

Conceito de trabalho em equipe.

Trabalho em equipe e quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento, comunicação, agilidade no comprimento de metas e objetivos compartilhados.

Conceito de Liderança

Liderança pode se dizer que é a capacidade que uma pessoa possui de liderar ou dirigir pessoas. Liderar vai muito, além disso, na prática é a capacidade de convencer os seguidores de que será capaz de conduzir o grupo no caminho certo, liderar com êxito tem necessariamente que ser algo que inspire a confiança dos liderados.

A liderança comporta vários aspectos e infinitas possibilidades para se pensar um dos aspectos mais comuns e importantes, é com certeza a tomada de decisões, e todo líder sabe quanto isso é difícil, decisões é algo que não pode de forma alguma ser adiando.

Portanto é extremamente importante que o líder sinta, conviva e viva o ambiente que lidera, é importante que conheça claramente a visão da organização, e saiba o que espera para o futuro, ao menor sinal de necessidade o líder deverá agir.

Conceito de Percepção

Percepção é a sensibilidade, a capacidade de perceber aquilo que nem sempre é visível e claro. A percepção se dá através dos sentidos, da experiência, do conhecimento, e tudo isso potencializa a liderança.

Um exemplo de percepção pode ser encontrado em uma empresa, cujo alvo de vendas está sendo alcançado, os clientes estão satisfeitos, a visão está sendo seguida por todos os colaboradores, ou seja, aparentemente está tudo em perfeita ordem. O líder que possui boa percepção, tem condições de detectar pontos fracos, antepor-se novidades do mercado, agindo como um bom estrategista.

Conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com