TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA-SP

CAMILA VANESSA ZILLMER (RH.)

ELYSSA ANGELA DEFAVARI (RH.)

FERNANDA DE OLIVEIRA FREITAS MORAES (RH)

MONICA RAFAELA LOURENÇO (RH.)

TATIANE CIOLDIN BALDINI (RH.)

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ATPS – 1, 2, 3 E 4.

PIRACICABA

2013

1.0 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é baseado no estudo de comunicação e comportamento organizacional, tal qual se trata a maneira que as pessoas se portam dentro de uma organização e o modo que são gerenciadas.

A empresa Pet Glamour será usada como base para esse estudo. Essa empresa surgiu através da paixão de dois irmãos por animais de estimação, e pelo sonho de terem seu próprio empreendimento. Sendo um dos irmãos, João M. Lourenzão, Tecnólogo em Gestão Comercial, e sua irmã Alba Lourenzão, que posteriormente trabalhou em grandes salões de beleza.

Para iniciar o empreendimento, ambos decidiram fazer um empréstimo em um banco, pois não possuíam capital suficiente para iniciarem as atividades, e formularem a equipe de trabalho. Essa organização é composta pela seguinte equipe: João Maria Lourenzão é o administrador da empresa, Alba Lourenzão responsável pelo banho e tosa, Rui Leme é o Gerente de Loja, Éder Seles auxiliar de tosa, Anita Jordão e Léa Jordão são auxiliares de banho, Leila Xavier e Elaine Vérner são vendedoras.

Foi analisada a personalidade de cada personagem do Pet Glamour através dos Big Five, em português os Cincos Grandes, que segundo HUTZ (1998).

“refere-se em psicologia aos cincos fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística: neuroticismo ou instabilidade emocional, extroversão, sociabilidade ou agradabilidade, escrupulosidade ou consciência e abertura para a experiência. Neuroticismo ou instabilidade emocional significa uma pessoa com emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reativos e vulneráveis ao stress. Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Eles gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para si. Sociabilidade ou agradabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Escrupulosidade ou consciência é a tendência para mostrar auto-disciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Influencia a maneira como controlámos e dirigimos os nossos impulsos. Abertura para a experiência é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza.”

A percepção e os pontos negativos dos personagens do Pet Glamour foram analisados através da Tabela 7.2 Teoria dos tipos – Preferências e descrições, (Caravantes, 2008, página 77).

“Há quatro preferências básicas na teoria dos tipos e duas escolhas possíveis para cada uma das quatro preferências. A combinação dessas preferências forma o tipo psicológico do indivíduo. Extroversão, introversão, sensor, intuidor, pensador, sentimentos, julgador e perceptor. Extrovertido é energizado pela interação que ele tem com outras pessoas, pela sua relação interpessoal, geralmente tem uma relação social ampla, com participação em um network de amigos e conhecidos apreciável. Introvertido é somente energizado pelo aspecto tempo, tem uma rede relações mais modesta, muitos possuem excelentes habilidades sociais e preferem o mundo interno das ideias, dos pensamentos e dos conceitos. Sensor presta atenção à informação coletada através dos cincos sentidos e ao que concretamente existe. Intuidor confia no que poderia ser chamado de sexto sentido, não à realidade usual, mas ao que poderia existir. Pensador tomam suas decisões de um forma lógica e objetiva. Orientado pelos sentimentos tendem a tomar suas decisões apoiados em sua visão pessoal, em valores que cultivam internamente. Julgador prefere levar uma vida planejada, organizada e gosta de tomar decisões. Perceptor prefere uma vida mais flexível, mais solta e com imprevistos. Gosta de ter sempre opções em aberto”.

2.0 TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS”

Segue abaixo uma tabela com os traços de personalidade de cada personagem do Pet Glamour, de acordo com o modelo da Tabela 7.1 Traços de Personalidade e Tabela 7.2 Teoria dos tipos – Preferências e descrições (Caravantes, 2008, páginas 75 e 77).

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

NOME CARGO PERSONALIDADE PERCEPÇÃO PONTOS NEGATIVOS OBSERVAÇÕES DO DOSSIÊ

João Maria Lourenzão Administrador

geral Consciência e

estabilidade emocional Introversão Sentimentos Falha de comunicação com a irmã Alba.

Alba Lourenzão

Supervisora de banho e tosa Extroversão e agradabilidade Extroversão Intuidor Alba quer um bom faturamento do pet shop, porém não participa da parte burocrática.

Rui Leme

Gerente Agradabilidade e estabilidade emocional Intuidor Sentimentos Não está preparado para liderar, não tem posição, por isso não consegue impor limites.

Éder Seles

Auxiliar de tosa Agradabilidade e abertura a experiência Sentimentos Perceptor É individualista, não sabe compartilhar dos seus conhecimentos.

Léa Júlio Jordão Auxiliar de banho Extroversão e agradabilidade Sensor Sentimentos Não segue as regras da empresa, possui conflitos com o colega de trabalho Éder.

Anita Túlio Jordão Auxiliar de banho Extroversão e agradabilidade Sensor Sentimentos Segue o exemplo da irmã Léa.

Leila Xavier Vendedora Abertura a experiência Extroversão Intuidor Não possui ética e está desmotivada por falta de trabalho em equipe.

Elaine Vérner Vendedora Abertura a experiência Extroversão Intuidor Faz o que quer, não respeita o gerente.

Fonte: Elaborado pelos autores

3.0 RELATÓRIO E TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

Segundo SHUTZ (2003) a motivação é de importância decisiva no desenvolvimento do ser humano, ela pode ser ativada tanto por fatores internos como externos. É sempre o desejo de satisfazer as necessidades, por exemplo: Se uma pessoa estiver em um ambiente caracterizado pela presença de outra língua, naturalmente terá uma forte e imediata motivação para assimilar essa ferramenta que permite interagir no ambiente para que não fique de fora. Portanto tem sido bastante destacada por vários estudiosos que buscam uma forma de explicá- las e de certo modo saber de onde ela se origina. Representa a busca de explicação para o comportamento humano. Hoje todos os lugares, casa, escolas, faculdade e local de trabalho as pessoas tem que ter motivação, pois ela é o alvo mais importante na carreira profissional.

A desmotivação pode acontecer e surgir no emprego com frequência, na maioria das vezes o problema não é o trabalho que desempenha, e sim o que rodeia, podendo ser problemas pessoais ou pensamentos negativos, eles podem tornar-se o maior erro dentro de uma empresa. É fácil perceber quando o colaborador não está trabalhando com entusiasmo, pois ele desempenha o seu trabalho de uma forma desgastante e estressante, ou até tratar os colegas de trabalho com mau humor e sem educação. O gestor responsável tem a grande responsabilidade de conversar e tentar reverter à situação, ver o que está acontecendo, se necessário resolver os problemas dessa pessoa para que a desmotivação do mesmo não interfira em seus colegas.

Foram analisadas as motivações e desmotivações dos gestores do Pet Glamour, segue abaixo a tabela.

TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

NOMES MOTIVAÇÃO DESMOTIVAÇÃO

Alba

Ser responsável pelo banho e tosa dos animais, aonde tem uma convivência muito agradável com os seus ajudantes e é o que ela gosta de fazer. A empresa não ter o lucro necessário, e para ela o responsável é o sócio.

João

Faz o que gosta, tem orgulho do seu trabalho e sabe que é capacitado para administrar um comércio. O que o desmotiva é a falta de interesse da sócia em ajudá-lo e da mesma duvidar da sua capacidade.

Rui

O salário. Não tem respeito dos colaboradores e não recebe suporte dos seus superiores para o gerenciamento da loja.

Fonte: Elaborado pelos autores

4.0 TABELA TESTTREES

Para entender melhor como esta a situação dos gestores do Pet Glamour foram realizados testes com os mesmos (testrees), para analisar o nível de raiva e potencial de comportamento agressivo. Segue abaixo:

RUI LEME

Gerente do PET GLAMOUR

TESTRESS 2012

Pontos Estou Superestressado? Pontos Estou com raiva?

1 Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 1 Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes.

2

Eu não sou consultado sobre o que acontece no meu trabalho. 2

Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá o devido valor.

3 Eu julgo que estou recebendo menos do que eu mereço. 3 Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas as repreendo.

4 Eu penso que por mais que eu trabalhe os funcionários do Pet Glamour não irão colaborar. 4 Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas.

5 Eu não confio nos meus superiores no trabalho. 5 Eu me irrito com muita facilidade.

6 Eu não me dou muito bem com o pessoal do Pet Glamour. 6 Eu sinto vontade de bater quando alguém me deixa irritado.

7 A parte burocrática (chata) da loja acaba sobrando para mim. 7 Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros.

8 Eu sinto que ninguém me respeita no Pet Glamour. 8 Quando sou criticado em público não consigo nem dormir à noite.

21 Subtotal 10 Subtotal

Escore

Adicione os dois subtotais e você encontrará seu nível de raiva e potencial de comportamento agressivo:

40-48 Bandeira vermelha: Preste atenção, PIS você esta navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.

30-39 Bandeira amarela: Seu nível de estresse e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.

10-29 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.

0-9 Parabéns!!! Você está em forma.

Resultado do teste:

31 Pontos. Bandeira amarela.

ALBA LOURENZÃO

Sócia do PET GLAMOUR

TESTRESS 2012

Pontos Estou Superestressado? Pontos Estou com raiva?

1 Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 1 Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros.

2

Eu não sou consultada sobre muitas decisões no Pet Glamour. 2

Eu me sinto aborrecida porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor.

3 Não me sinto tão realizada com meu próprio negócio. 3 Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas as repreendo.

4 Eu penso que, por mais que eu me dedique os funcionários do Pet Glamour não vão alcançar os resultados. 4 Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas.

5 Eu não acho que meu sócio está fazendo um bom trabalho. 5 Eu me irrito com muita facilidade.

6 Tenho discutido muito com meu sócio. 6 Eu sinto vontade de bater quando alguém me deixa irritada.

7 A parte burocrática (chata) da empresa acaba sobrando toda pra mim. 7 Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros.

8 Eu sinto que meus funcionários não me respeitam. 8 Quando sou criticada em público tenho vontade de chorar.

16 Subtotal 2 Subtotal

Escore

Adicione os dois subtotais e você encontrará seu nível de raiva e potencial de comportamento agressivo:

40-48 Bandeira vermelha: Preste atenção, PIS você esta navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.

30-39 Bandeira amarela: Seu nível de estresse e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.

10-29 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.

0-9 Parabéns!!! Você está em forma.

Resultado do teste:

18 Pontos. Relaxe.

JOÃO MARIA LOURENZÃO

Sócio do PET GLAMOUR

TESTRESS 2012

Pontos Estou Superestressado? Pontos Estou com raiva?

1 Eu tenho que tomar decisões rápidas sobre assuntos importantes. 1 Eu sinto que as pessoas ao meu redor cometem uma série irritante de erros.

2

Eu não sou consultado sobre muitas decisões no Pet Glamour. 2

Eu me sinto aborrecido porque executo um bom trabalho ou desempenho, mas ninguém dá valor.

3 Eu não sou consultado sobre muitas decisões no Pet Glamour. 3 Quando as pessoas me fazem ficar com raiva, eu apenas as repreendo.

4 Eu penso que, por mais que eu me dedique, os funcionários do Pet Glamour não vão alcançar os resultados. 4 Quando fico com raiva, acabo dizendo coisas que ofendem as pessoas.

5 Eu não acho que minha sócia está fazendo um bom trabalho. 5 Eu me irrito com muita facilidade.

6 Tenho discutido muito com minha sócia. 6 Eu sinto vontade de socar quando alguém me deixa irritado.

7 A parte burocrática (chata) da empresa acaba sobrando toda pra mim. 7 Quando um funcionário comete um erro, costumo sair aos berros.

8 Eu sinto que meus funcionários não me respeitam. 8 Quando sou criticado em público tenho vontade sair dando tiros.

22 Subtotal 9 Subtotal

Escore

Adicione os dois subtotais e você encontrará seu nível de raiva e potencial de comportamento agressivo:

40-48 Bandeira vermelha: Preste atenção, PIS você esta navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.

30-39 Bandeira amarela: Seu nível de estresse e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.

10-29 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.

0-9 Parabéns!!! Você está em forma.

Resultado do teste:

31 Pontos. Bandeira amarela.

4.1 RESULTADO DA TABELA TESTREES

Pode-se analisar que Rui obteve 31 pontos em relação ao teste, e por ter um cargo de gerência, ele não esta sabendo lidar com o cargo.

Alba fez 18 pontos, e de acordo com seu resultado, foi encontrado um estado de normalidade sobre o nível de estresse, sendo assim por mais que a empresa esteja com problemas ela se sente sob controle da situação.

João também obteve uma pontuação de 31 pontos em relação ao teste, pode-se notar que o nível de estresse e raiva contida é alto, ele sente-se agressivo, mas ainda sob controle.

4.2 RELATÓRIO

Administrar uma empresa não é fácil, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, tem que planejar, organizar, controlar e estar preparado para qualquer divergência, buscando sempre por soluções que possam estar favorecer a todos.

No último ano houve uma desestabilidade financeira no faturamento de 4%. Alba culpa seu irmão João Maria pela queda, ela diz que ele não esta se esforçando o suficiente para administrar corretamente a Pet Glamour, já João alega que Alba não quer misturar sua equipe de banho e tosa com o restante do Pet Shop, sobrando toda parte burocrática da empresa para ele. Nota-se que há uma grande falha de comunicação entre ambos, causando assim uma adversidade entre eles e desestabilidade do Pet Glamour. O gerente da loja Rui é uma pessoa boa e agradável, mas ultimamente está estressado, pois não consegue mais controlar a loja, não está preparado para liderar os colaboradores e não possui voz ativa, isso esta causando desestabilidade na gerência da empresa.

Os colaboradores estão se desunindo, um exemplo, é o Éder que trabalha na tosa, ele é um excelente funcionário, mas não sabe trabalhar em equipe, acha-se superior e vangloria-se do talento artístico que possui. Isso tem causado um conflito com suas colegas de trabalho, Anita e Léa, elas são boas funcionárias, mas por se sentirem desamparadas e não reconhecidas pela gerencia acabam não tendo o gosto de trabalhar e de não seguir as normas corretamente. As vendedoras Leila e Elaine não respeitam a ética da empresa, chegam atrasadas e trazem atestados médicos, isso é um sinal de desmotivação com o trabalho.

Percebe-se que a gerência do Pet Glamour não está conseguindo entrar na realidade da empresa em que trabalha, não conhece o perfil dos colaboradores, e não conseguem tomar decisões perante situações complexas, assim suas atitudes começam a ficar cansativas e rotineiras.

A solução para esses problemas é fazer com que os sócios comecem a trabalhar juntos na administração da empresa, começar a se comunicarem corretamente e saber dividir as ocorrências para que possa achar soluções o mais breve possível. É muito importante que Alba, João e Rui façam reuniões semanais com a equipe, solicitando sugestões de pontos a desenvolver, planejamento semanal e o mais importante, reconhecimento da equipe. Será necessário também dar treinamentos de qualificação, como trabalhar em equipe, inclusive o Rui, isto é bom para que haja espírito de equipe entre eles. O gerente da loja precisa de um treinamento específico para liderança e comportamento organizacional, pois ambos possuem poderosas ferramentas para liderar com a complexidade das situações.

Sugestões de ações para a empresa desenvolver: Plano de ação e Follow Up na semana seguinte. Dar mais autonomia para o gerente, para que seja seguido o fluxo de organograma.

Segue abaixo o organograma atual, e outro com a correção.

ETAPA 3

Segue abaixo uma tabela criada de Grupos Formais, e o resultado do questionário de Escala de Desenvolvimento de Equipe - EDE, de acordo com o modelo disponibilizado em livro segundo Caravantes ,2008.Os conflitos mais comuns na Pet Glamour é que os donos não estão conseguindo encontrar uma solução, tem falta de organização pessoal , estrutural e gerencial, pois na empresa a divisão esta em grupos , formais e informais.Sendo assim cada um encaixa num aspecto, são eles:

TABELA DE GRUPOS FORMAIS

COMPONENTES DO GRUPO IDENTIFICAÇÃO DO

GRUPO FORMAL CONFLITOS DETECTADOS RESULTADO

EDE

Alba Administrativo

Falta de parceria com o irmão e culpa –o por não ter competência necessária na administração. O grau de confiança é recíproca e elevada.

Tratamento dos conflitos dentro da equipe

Método de controle.

João Falta de comunicação com Alba e cobrança com Rui.

Rui Não tem respeito dos funcionários , não sabe liderar não liberdade dos superiores para comandar, por isso vive em artrito com eles.

Anita Banho e Tosa

Possui atrito com o colega de trabalho Eder. Grau de apoio recíproco

Ambiente organizacional

Utilização das habilidades

Léa Não aceita a habilidade de Eder, tem ciúmes.

Éder É egocêntrico e egoísta , não sabe compartilhar o conhecimento que tem sobre Tosa com as colegas de trabalho.

Leila Loja - Vendedoras

Não respeita o horário de entrada e o gerente da Pet Glamour. A comunicação

Objetivos da equipe.

Elaine Não esta contente com o trabalho , faz o que quer e não respeita as normas estabelecidas.

Pode se perceber com a análise feita no respectivo quadro acima, que os agrupamentos formais são definidos pela divisão do organograma feito pela empresa. As colaboradoras Anita e Léa do setor de banho possuem um bom relacionamento, mas há um conflito delas com o Eder do setor tosa. Os sócios Alba e João não se comunicam e não executam as funções corretamente. Já o gerente Rui não tem respeito das vendedoras Leila e Elaine, pode ser até estipulado isso pela empresa só que não estão cumprindo com o seu respectivo dever, não atingindo metas e não cumprindo com a função no qual lhe são cabíveis.

Os agrupamentos informais são formados naturalmente pelas pessoas fora do ambiente de trabalho, nesse caso seria a amizade das irmãs Anita e Léa, ambas possuem um vinculo familiar e já Leila e Elaine são amigas e vizinhas.

Portanto percebe se que na empresa Pet Glamour todos trabalham não formando uma equipe, mas sim separados por pequenos grupos, onde se agrupam de uma maneira totalmente desmotivada e desorganizada, não tem uma boa colocação dentro da empresa, cada um fazendo seu respectivo dever e não estão com os mesmos objetivos de lutar pelo que é seu trabalho, motivação, respeito, ou seja, buscando melhor no seu dia a dia.

Tendo todas essas características sempre vai haver uma empresa com seus funcionários e seus merecidos valores e respeito.

CONCLUSÃO

A eficiência na Pet Glamour esta decadente, pois o faturamento caiu 4% este ano. A sua produção caiu devido a falta de organização com o uso de produtos e por falta de interesse dos colaboradores em buscar o crescimento da empresa. Já na eficácia, a empresa esta passando por um momento critico entre gestores e colaboradores, isto faz com que a equipe se desuna e deixem de buscar por grande resultados não atingindo o objetivo de crescimento e melhorias. No momento o orientador (gerente) não consegue transmitir as devidas orientações nem usar os recursos disponíveis para melhorar a produtividade e aumentar o padrão de qualidade da empresa.

Para a Pet Glamour melhorar a sua eficiência o melhor caminho é organizar o uso dos produtos, estabelecer normas e regras, focar em um objetivo para garantir grandes resultados e saber empregar o tempo de seus gestores e colaboradores. O colaborador Éder com sua experiência deve auxiliar e ensinar suas colegas de trabalho, gerando eficácia em todos os termos agregados na empresa, e assim todos dando o melhor de si.

Para garantir a efetividade é necessário estabelecer prioridades e concentrar-se nas áreas que produzem resultados, tendo responsabilidade com a empresa e um planejamento de comportamento organizacional.

Sendo assim não se esquecer que a ética é a principal responsabilidade na empresa entre gestores e colaboradores.

TABELA DE PERFORMANCE DA PET GLAMOUR

Situação Atual Situação Ideal

Eficiência Eficácia Efetividade Eficiência Eficácia Efetividade

Falta de interesse dos colaboradores. Falta de organização com uso de produtos. Desentendimento entre gestores e colaboradores. Falta de produtividade e de interesse em buscar os recursos disponíveis. Focar em normas e regras para obter os objetivos. Auxilio com os demais colaboradores. Concentrar nos resultados, ter responsabilidade, planejamento e ética.

Fonte: Elaborado pelos autores

REFERÈNCIAS

CARAVANTES, Geraldo R., CARAVANTES, Cláudia B. e KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e Comportamento Organizacional, Porto Alegre, PLT 111, 2011.

Definição da Teoria dos Big Five. Disponível on-line: http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia). 29/03/2013, 13:16.

Motivação e desmotivação no aprendizado de línguas. Disponível on-line: http://www.sk.com.br/sk-motiv.html

...

Baixar como  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »