TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA-SP

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ATPS – 1, 2, 3 E 4.

PIRACICABA

2013

1.0 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é baseado no estudo de comunicação e comportamento organizacional, tal qual se trata a maneira que as pessoas se portam dentro de uma organização e o modo que são gerenciadas.

A empresa Pet Glamour será usada como base para esse estudo. Essa empresa surgiu através da paixão de dois irmãos por animais de estimação, e pelo sonho de terem seu próprio empreendimento. Sendo um dos irmãos, João M. Lourenzão, Tecnólogo em Gestão Comercial, e sua irmã Alba Lourenzão, que posteriormente trabalhou em grandes salões de beleza.

Para iniciar o empreendimento, ambos decidiram fazer um empréstimo em um banco, pois não possuíam capital suficiente para iniciarem as atividades, e formularem a equipe de trabalho. Essa organização é composta pela seguinte equipe: João Maria Lourenzão é o administrador da empresa, Alba Lourenzão responsável pelo banho e tosa, Rui Leme é o Gerente de Loja, Éder Seles auxiliar de tosa, Anita Jordão e Léa Jordão são auxiliares de banho, Leila Xavier e Elaine Vérner são vendedoras.

Foi analisada a personalidade de cada personagem do Pet Glamour através dos Big Five, em português os Cincos Grandes, que segundo HUTZ (1998).

“refere-se em psicologia aos cincos fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística: neuroticismo ou instabilidade emocional, extroversão, sociabilidade ou agradabilidade, escrupulosidade ou consciência e abertura para a experiência. Neuroticismo ou instabilidade emocional significa uma pessoa com emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reativos e vulneráveis ao stress. Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Eles gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para si. Sociabilidade ou agradabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Escrupulosidade ou consciência é a tendência para mostrar auto-disciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Influencia a maneira como controlámos e dirigimos os nossos impulsos. Abertura para a experiência é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza.”

A percepção e os pontos negativos dos personagens do Pet Glamour foram analisados através da Tabela 7.2 Teoria dos tipos – Preferências e descrições, (Caravantes, 2008, página 77).

“Há quatro preferências básicas na teoria dos tipos e duas escolhas possíveis para cada uma das quatro preferências. A combinação dessas preferências forma o tipo psicológico do indivíduo. Extroversão, introversão, sensor, intuidor, pensador, sentimentos, julgador e perceptor. Extrovertido é energizado pela interação que ele tem com outras pessoas, pela sua relação interpessoal, geralmente tem uma relação social ampla, com participação em um network de amigos e conhecidos apreciável. Introvertido é somente energizado pelo aspecto tempo, tem uma rede relações mais modesta, muitos possuem excelentes habilidades sociais e preferem o mundo interno das ideias, dos pensamentos e dos conceitos. Sensor presta atenção à informação coletada através dos cincos sentidos e ao que concretamente existe. Intuidor confia no que poderia ser chamado de sexto sentido, não à realidade usual, mas ao que poderia existir. Pensador tomam suas decisões de um forma lógica e objetiva. Orientado pelos sentimentos tendem a tomar suas decisões apoiados em sua visão pessoal, em valores que cultivam internamente. Julgador prefere levar uma vida planejada, organizada e gosta de tomar decisões. Perceptor prefere uma vida mais flexível, mais solta e com imprevistos. Gosta de ter sempre opções em aberto”.

2.0 TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS”

Segue abaixo uma tabela com os traços de personalidade de cada personagem do Pet Glamour, de acordo com o modelo da Tabela 7.1 Traços de Personalidade e Tabela 7.2 Teoria dos tipos – Preferências e descrições (Caravantes, 2008, páginas 75 e 77).

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

NOME CARGO PERSONALIDADE PERCEPÇÃO PONTOS NEGATIVOS OBSERVAÇÕES DO DOSSIÊ

João Maria Lourenzão Administrador

geral Consciência e

estabilidade emocional Introversão Sentimentos Falha de comunicação com a irmã Alba.

Alba Lourenzão

Supervisora de banho e tosa Extroversão e agradabilidade Extroversão Intuidor Alba quer um bom faturamento do pet shop, porém não participa da parte burocrática.

Rui Leme

Gerente Agradabilidade e estabilidade emocional Intuidor Sentimentos Não está preparado para liderar, não tem posição, por isso não consegue impor limites.

Éder Seles

Auxiliar de tosa Agradabilidade e abertura a experiência Sentimentos Perceptor É individualista, não sabe compartilhar dos seus conhecimentos.

Léa Júlio Jordão Auxiliar de banho Extroversão e agradabilidade Sensor Sentimentos Não segue as regras da empresa, possui conflitos com o colega de trabalho Éder.

Anita Túlio Jordão Auxiliar de banho Extroversão e agradabilidade Sensor Sentimentos Segue o exemplo da irmã Léa.

Leila Xavier Vendedora Abertura a experiência Extroversão Intuidor Não possui ética e está desmotivada por falta de trabalho em equipe.

Elaine

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com