TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Avaliativa – ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD

Bruna Cristiane de Sá

Dionísio José de Brito – 6911436289

Elzi Lopes – 6788423826

Mayara de Bastos Gama – 6969460055

Ricardo Alexandre N. da Costa – 6056484297

Rosemeire Guimarães – 2608476674

Campinas / SP

2013

Dionísio José de Brito – 6911436289

Elzi Lopes – 6788423826

Mayara de Bastos Gama – 6969460055

Ricardo Alexandre N. da Costa – 6056484297

Rosemeire Guimarães – 2608476674

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Professor tutor presencial Andre Wander

Professora tutora a distância: Bruna Cristiane de Sá

Campinas / SP

2013

Introdução

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional, enquanto área científica tem como objetivos resolver problemas do dia a dia dos grupos e dos indivíduos nas organizações.

Comportamento Organizacional é a área de estudo que tem como finalidade conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, trabalhando-as, interpretando-as e aplicando-as de forma a obter uma melhor prestação da organização a nível produtivo e social.

Comportamento Organizacional

É notório que o mundo passa por constantes mudanças de caráter social, cultural e tecnológico, a chamada era global. Essa mudança ocorre de forma acelerada e desenfreada, o que é característico da globalização visto que o mundo exige cada vez mais respostas rápidas a seus questionamentos.

Assim, em meio a um mundo dinâmico e em constante desenvolvimento encontram-se as organizações, que estão diretamente ligadas as mudanças globais produzindo e satisfazendo as necessidades do mundo globalizado, necessidades estas que por sua vez estão sempre mudando e tornando-se cada vez mais complexas.

Entramos na Era da informação e estamos deixando a Era Industrial para trás. Na Era Industrial predominavam os ativos tangíveis e bens físicos como máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas e o capital financeiro. Na Era da Informação, estão predominando ativos intangíveis e bens intelectuais. A Era do tijolo e do concreto está cedendo lugar a uma nova era de idéias e concepções. O capital intelectual está em alta. Cada vez mais, as organizações estão aumentando seu valor patrimonial por meio de ativos intangíveis e intelectuais. O conhecimento está se tornando a moeda mais importante do terceiro milênio.

Os gerentes nas organizações

As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente, dos seus gerentes maneiras diferentes e seguras de se alcançar melhores resultados. Entretanto, várias são as críticas aos gerentes que, de maneira tradicional, tentam administrar empresas em situações que não se assemelham àquelas do passado. Os tempos atuais requerem mais informações e recursos para o enfrentamento de condições instáveis e inesperadas. Os gerentes, atualmente, são levados a dar respostas às situações complexas que exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente, redução de custos, entre outras, estão presentes no dia-a-dia daqueles que administram. Várias são as restrições aos gerentes que, de alguma forma, não conseguem corresponder às expectativas de um conjunto exigente de pessoas (clientes, subordinados, acionistas, fornecedores, etc.), levando a algumas constatações, tais como: 1) os gerentes, de maneira geral, não conhecem a realidade do mercado onde suas empresas atuam (não conhecem em profundidade as demandas, características, tendências); 2) os gerentes em geral não conhecem o perfil dos seus clientes (não sabem das suas necessidades, expectativas e dificuldades); 3) muitas vezes, os gerentes não sabem tomar decisões diante de situações complexas (têm medo das conseqüências, não têm autonomia, preferem que seus superiores assumam as conseqüências); 4) as tarefas dos gerentes freqüentemente são apenas de rotina, conduzindo suas ações voltadas muito mais para situações que já ocorreram do que para questões prospectivas; 5) alguns gerentes não se mostram capazes de lidar eficazmente com pessoas (não sabem lidar com as emoções, não sabem liderar, nem tampouco conduzir uma boa reunião com a participação intensa de todos). Diante dessas adversidades e de tanta concorrência no mercado, passou a ser um imperativo para os gerentes conhecer da melhor forma e em.

Comportamento Organizacional:

É definido como situações nas quais o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos desejando manter-se como parte dessa organização.

O comprometimento organizacional diz respeito à identificação com a organização na qual se trabalha.

Estudos demonstram que o nível individual de comportamento organizacional é um indicador melhor para prever a rotatividade, que a satisfação com o trabalho, sendo capaz de explicar até 34% do índice de rotatividade de pessoas.

O contrato informal de lealdade entre empregados e empregadores que existia há 30 anos esta praticamente extinta, a idéia de um funcionário permanecer em uma única organização pela maior parte de sua carreira não é mais um fato atual nos dias de hoje, pois a cada dia que se passa os trabalhadores estão à procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com