TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Seminário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional se define em uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.

A Importância das organizações no mundo moderno exerce uma função considerável na vida das pessoas, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivar a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracteriza-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade promovendo a cidadania organizacional.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A previsão está direcionada á eventos futuros que estabelece os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo e duvidoso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais importante que o comportamento organizacional gerando eficiência para o trabalho.

Visão Sistêmica

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise do sistema.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas, identificando a capacidade da visão sistêmica entre as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.

O pensamento sistêmico é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX em contraposição ao pensamento “reducionista”- mecanicista herdado dos filósofos da revolução cientifica do século XVII como Descartes, Bacon e Newton. O pensamento sistêmico não nega a racionalidade científica, mas acredita que ela não oferece parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade das artes e das diversas tradições espirituais. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, aliás, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade.

Na entrevista fala que a tarefa dos líderes é criar o sentimento de necessidade para a mudança. Líderes talentosos conseguem fazer isso. Eles precisam também manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando, delegando e principalmente servindo de exemplo no processo de mudança. Os líderes que simplesmente mandam ou esperam que os outros mudam não terão sucesso nesta área.

Os líderes devem ser também pessoas capazes de implementar a mudança, de fazer as coisas acontecerem, identificando o que deve ficar como está, o que deve mudar primeiro, como deve ser mudado, quais as pessoas mais indicadas para o processo, quais as tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com