TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

O SER HUMANO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Os valores e sua importância.

Os Valores representam convicções básicas de que “Um modo especifico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto”. Eles contem um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individuo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade. O atributo de conteúdo determina que o modo de conduta ou de valores finais é importante. O atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante. Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade, temos o sistema de valores dela. Todos nos temos uma hierarquia de valores que formão nosso sistema de valores. O Sistema é identificado em termos da relativa importância que atribuímos a valores como liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade. Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional por que estabelece a base para compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções.

As competências essenciais nas relações.

As empresas exigem cada vez mais a maximização de capacidade de obter resultados através das pessoas. Pouco adianta o investimento em tecnologias de última geração ou inovação nas metodologias de trabalho se o principal – as pessoas – não estiverem preparadas para exercer suas atividades com qualidade e produtividade. Algumas competências necessárias são: conhecimento, habilidade, visualizar os detalhes almejados, se concentrar nos pontos fortes, planejar o suficiente, criar condições favoráveis, evitar pensamentos negativos, confiar 100% em sua força interior e ter atitude.

Dissonância Cognitiva.

Dissonância cognitiva se refere ao conflito entre duas idéias ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram uma coerência entre suas cognições (convicções, opiniões). Dois fatores afetam a força da dissonância: o número de convicções dissonantes e a importância atribuída a cada convicção.

Alguns aspectos essenciais do comportamento do ser humano junto a organização.

A renovação é o principio e o processo que nos dá força necessária para nos movermos em uma espiral ascendente de crescimento e mudança, de melhoria contínua. Para realizar um processo significativo e consistente ao longo da vida, precisamos levar em conta aspectos da consciência como um dom que percebe nossa coerência ou desvio dos princípios corretos, e nos leva até eles quando está em forma. Assim como a educação dos músculos e nervos é vital para a excelência atlética e a educação da mente vital para o estudioso, a educação da consciência é vital para a pessoa verdadeiramente proativa, altamente eficaz. Treinar e educar a consciência, contudo, exige uma concentração imensa, muita disciplina equilibrada, uma vida honesta e coerente, Exige dedicação regular à literatura de inspiração, pensamentos nobres e, acima de tudo, à vida em harmonia com sua pequena voz interior.

Assim como comida inadequada e falta de exercício podem arruinar com a condição de um atleta, as coisas obscenas e rudes podem gerar uma escuridão no intimo, capaz de obscurecer nossa sensibilidade e substituir a consciência natural.

Como temos autoconsciência, devemos escolher os propósitos e princípios segundo os quais viveremos. De outro modo, o vácuo será preenchido por outras coisas, perderemos nossa autoconsciência e nos tornaremos animais vís que só vivem para a reprodução e a sobrevivência. As pessoas que existem neste nível não estão vivendo, elas “são vividas”. Reagem, sem saber nada dos dons únicos que jazem dormentes e obscurecidos dentro de si.

Estrutura da personalidade.

A definição de personalidade mais frequentemente utilizada foi criada por Gordon Allport a mais de 60 anos. Ele diz que a personalidade “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determina o seu ajuste especifico ao ambiente”. A personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.

A hereditariedade se refere a todos os fatores determinados na concepção. A abordagem hereditária argumenta explicação definitiva para personalidade de um individuo esta na estrutura molecular de seus genes, localizadas nos cromossomos.

Sobre o Ambiente: entre os fatores que exercem pressão sobre a formação de nossa personalidade estão à cultura dentro da qual somos criados, as condições de nossa infância e as normas vigentes entre nossa família, nossos amigos e grupos sociais, além de outras influencias que experimentamos na vida. O Ambiente ao qual estamos expostos tem um papel importante na formação de nossa personalidade.

A situação influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente sobre a personalidade. A personalidade de uma pessoa, embora coerente e estável de maneira geral, pode mudar em determinadas situações. As demandas variáveis de diferentes situações trazem a tona diferentes aspectos da personalidade do individuo. Por essa razão, não devemos olhar padrões de personalidade de maneira isolada.

Mecanismo de defesa.

Os mecanismos de defesa normalmente são utilizados diante de situações complexas, podemos citar sofrimentos, perdas, medos, inseguranças e ansiedade. Normalmente as pessoas tendem a acionar os mecanismos como uma força de proteção, sendo que estes mecanismos são sua grande maioria inconsciente, devendo ser utilizados pelas pessoas apenas diante de situações complexas. No entanto, se forem utilizados em um grau exagerado, poderão gerar efeitos disfuncionais na estrutura do indivíduo, levando a um falso ajustamento e desviando-se dos objetivos individuais e até mesmo organizacionais.

No ambiente de trabalho é muito comum a utilização de alguns mecanismos de defesa, como a projeção (por a culpa em outra pessoa), a negação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com