TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações.

O perfil de profissional procurado atualmente no mercado deve apresentar um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico, com características no ãmbito da liderança.

Esse novo profissional deve ter a capacidade de Inovar continuamente, trazendo ideias que revolucionem a maneira de administrar e decisões que trarão o sucesso para a organização. Este perfil é facilmente identificado nos empreendedores que se encontram nas organizações. E estas, por sua vez, devem estar abertas aos planos de mudança. Pois assim, não correrão os riscos de veem frustrados seus planos de crescimento ou seus erros no Comportamento organizacional das mesmas.

A organização deve ter uma visão ampla, para saber escolher e delegar poderes a um líder, para que este juntamente com seus colaboradores trabalhe por um objetivo em comum, tanto no campo pessoal, quanto no campo profissional.

Um líder eficiente e eficaz trará para junto da organização, englobando empreendedores e colaborador, um resultado positivo com metas alcançadas.

CAPITULO I

Com base no texto de Carla Sampaio sobre o Comportamento Organizacional chegamos à conclusão que:

O Comportamento Organizacional consiste no estudo do individuo ou grupo e sua relação dentro de uma organização, a fim de melhorar a convivência no local de trabalho, alcançar os objetivos de produção ou prestação de serviço, motivar, aumentar a produtividade através de investimentos, gerando responsabilidade, confiabilidade, pois os membros podem ser responsáveis por alavancar o crescimento e a expansão da organização.

Empresários que buscam sucesso investem nesses conceitos, pois sabem que criar um bom local de trabalho, incentivar a produtividade e fazer com que as pessoas sintam prazer no que faz está diretamente ligado ao desenvolvimento e possíveis lucros de uma empresa.

O Comportamento Organizacional deve ser empregado em todas as empresas, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, pois caso haja o seu desuso, poderá atrapalhar no andamento de uma organização, podendo em casos extremos até ocasionar o fechamento da mesma.

Contudo entende-se que a utilização dos conceitos do Comportamento Organizacional traz diversos benefícios, mas quando não utilizados podem fazer com que pequenos problemas tornem-se grandes bolas de neve que iram futuramente atrapalhar na arrecadação de lucros, por meio da prestação de serviços ou venda de algum produto. Esses conceitos devem estar empregados ao planejamento, pois desde o inicio devemos prever e estar preparados para possíveis falhas no percurso.

“Define que o comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços, afim de alcançar algo, que individualmente jamais conseguiriam.”

CHIAVENATO Idalberto, Comportamento Organizacional (1999, p. 304)

“Comportamento organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes:

1- O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2- O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3- O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entre tanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente com resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.”

John A. Wagner III e John R. Hollenbeck – Comportamento Organizacional -Criando Vantagens Competitivas.

• Parágrafo de comparação entre as definições dos dois autores

Os autores apresentam conceitos semelhantes, ambos afirmam que é importante a utilização do Comportamento Organizacional nas organizações visando sempre alavancar a economia de uma empresa e gerar uma boa convivência entre os colaboradores da organização, porém o autor CHIEVENATO ressalta com uma ênfase maior a importância de cada um para o crescimento de uma organização, “Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços, a fim de alcançar algo, que individualmente jamais conseguiriam”. Já os autores John A. Wagner III e John R. Hollenbeck apresentam a definição de Comportamento Organizacional de uma forma a não ressaltar muito a importância de cada colaborador para que uma empresa alcance o sucesso.

.

• Definição do nosso grupo sobre o Comportamento Organizacional

“O Comportamento Organizacional consiste no estudo do individuo ou grupo e sua relação dentro de uma organização, a fim de melhorar a convivência no local de trabalho, alcançar os objetivos de produção ou prestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com