TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  6.968 Palavras (28 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 28

Comportamento organizacional

Definindo comportamento organizacional

O estudo do comportamento organizacional teve origem no final dos anos 40, quando pesquisadores com base nas áreas de psicologia, sociologia, ciência política, econômica, dentre outros, procuravam desenvolver uma estrutura unificada para estudar e relatar o comportamento humano nas organizações, visando uma melhor compreensão do ser humano, objetivando deixar os colaboradores mais satisfeitos e produtivos.

Seu objetivo é prever, identificar, explicar, compreender e estudar os comportamentos do individuo e do grupo dentro de uma organização, buscando soluções para solucionar os causados, visando uma melhor compreensão do ser humano para fazer os colaboradores mais satisfeitos e produtivos.

Para Chiavenato (2010), o comportamento organizacional corresponde ao lado humano da administração, é uma ferramenta que o administrador precisa conhecer para ser bem sucedido em suas atividades.

Apresentação da empresa estudada

A MM Santos Informática é uma empresa no ramo varejista de informática fundada em 1996 por Manuel Pestana Mendes Cardoso, com intuito de vender apenas suprimentos para seus clientes corporativos, como por exemplo, formulários contínuos, disquetes, fitas para impressora matricial, dentre outros.

Um ano depois, abriu a primeira loja na Rua Amador Bueno, centro de Santos, e desde então, vem tendo um glorioso crescimento, agregando hoje, eletrodomésticos em sua linha de produtos.

Em 2003, recebeu pela primeira vez o premio Top of Mind, sendo a mais lembrada no ramo de informática, ficando com 64% contra 8% do segundo colocado, e hoje, somam-se sete prêmios consecutivos nesta categoria. Em 2007, foi convidado a fazer parte de um importante grupo no seguimento, o Varejo Info, o que aumentou a força da rede, possibilitando a mesma oferecer mais produtos e melhores condições de compra.

Hoje, a MM Santos Informática tem suas lojas distribuídas em seis cidades (Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, São Paulo e Campinas), totalizando treze pontos de atendimento, sendo seis HP Store, e mais de 270 colaboradores.

O direcionamento da nossa pesquisa está voltado para a área de gestão de pessoas, em ênfase o setor comercial, estudando os aspectos comportamentais dos colaboradores em administração.

Comportamento microorganizacional

Definindo comportamento microorganizacional

No Comportamento Microorganizacional procura-se estudar o ser humano de forma holística, ou seja, sozinho observando o desempenho do mesmo dentro da organização dando uma base para saber quais os fatores que podem estar afetando a produtividade da empresa, o motivo pelo qual uns se sentem satisfeitos com suas atividades e outros não, dentre outros.

Para se entender este comportamento utiliza-se de três áreas da psicologia:

A Psicologia experimental: o individuo é analisado por aspectos de aprendizado, motivação, percepção e nível de stress;

A Psicologia clínica: busca interpretar as atitudes do individuo levando em consideração a personalidade e o desenvolvimento; e

A psicologia industrial: norteia-se em cima de avaliações de desempenho, atitudes, seleção de colaboradores no ambiente de trabalho e assim consegue encaixar cada individuo e suas características na organização, além disso, também busca através do gerenciamento, eficiência da organização, utilizando os funcionários adequadamente, usando de técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, assim preocupando-se mais com os processos de organização.

Segundo Wagner III e Hollenweck (2002), esse tipo de comportamento procura respostas sobre os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade dos colaboradores, de que maneira os empregados, sentem seu local de trabalho. Quais os aspectos que motivam o desempenho dos cargos, dentre outras questões.

O comportamento microoganizacional na MM Santos Informática é analisado pelo gerente e encarregado do funcionário, utilizando-se primeiramente da psicologia industrial, avaliando como o mesmo desempenha as suas funções,

Seguido da psicologia experimental, analisando como o colaborador se comporta no dia-a-dia de trabalho, em logo depois pela psicologia clínica, com a intenção de entender o que realmente desmotiva ou motiva o colaborador no seu ambiente de trabalho.

Seleção

É uma avaliação que tem por objetivo analisar as pessoas e os cargos, tentando adequar ambos de modo a maximizar o ajuste entre as aptidões e as características do indivíduo requerido pelo cargo.

A seleção visa buscar o exato número de pessoas que atendam as necessidades da organização. Entendemos que para cada cargo existente são necessárias habilidades diversificadas, por obterem atividades específicas de cada área, e a seleção é feita para identificar essas aptidões, conhecimentos, e experiências para que as tarefas sejam realizadas com cem por cento de chance de sucesso.

Observando a organização estudada, o processo de seleção inicia-se através da triagem de currículos, na qual são selecionados os que melhor se adéquam à vaga. Os candidatos com currículos aprovados para a vaga são convidados a participar de uma entrevista, na qual são avaliados individualmente pela gerente do RH, e dependendo da vaga, pelo gerente ou encarregado do setor também. Caso o candidato seja aprovado, o mesmo comparecerá alguns dias depois para a realização de uma prova de matemática uma redação e, em alguns casos, uma prova específica na área, se os resultados forem satisfatórios o candidato é liberado para o exame admissional, se o resultado for que o candidato é apto para a função, o candidato é contratado.

Treinamento

Dentro do comportamento microorganizacional, além da seleção utilizada para escolher, recrutar candidatos, temos também o treinamento, que se refere à aquisição de conhecimentos, habilidades e competências que auxiliam a obter um resultado mais satisfatório do que com mão-de-obra desqualificada.

É possível identificar por meio de treinamentos, as maiores aptidões e dificuldades que um colaborador possa ter, e por meios deste ser um agente motivador. Pois o objetivo geral de um treinamento é proporcionar qualificações aos funcionários para o melhor desempenho deles e para a empresa.

De acordo com Chiavenato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com