TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

QUESTÃO3–Analise o seu local de trabalho e descreva os eventos disfuncionais relacionados à organização burocrática, referenciados nesta Unidade.

As disfunções da burocracia residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização informal, que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupa com a variabilidade humana que necessariamente introduz variações no desempenho das atividades organizacionais. Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as consequências imprevistas da burocracia.

Na burocracia existem duas consequências previstas e imprevistas, que recebeu o nome de Disfunções da burocracia, ou seja, anomalias e imperfeições no funcionamento da burocracia.

As disfunções da Burocracia analisadas em meu local de trabalho é o excesso de formalismo, de rotinas e de registros, pois vejo como consequência o excesso de formalização, padronização dos procedimentos, despachos, encaminhamentos e controle de documentos. A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito. O papelório constitui uma das mais gritantes disfunções da burocracia.

QUESTÃO4 - Qual a diferença entre o poder de recompensa e o poder coercitivo? Exemplifique no seu ambiente de trabalho como se manifesta essas diferenças.

A liderança é tema de destaque em todo o mundo e está se tornando cada vez mais importante na vida das organizações. A razão é simples: o mundo organizacional requer líderes para a sua condução bem-sucedida, e a liderança representa a maneira mais eficaz de renová-lo e revitalizá-lo, impulsionando-o rumo ao sucesso e à maior competitividade.

Uma comparação cuidadosa da descrição de poder com a descrição de liderança permite dizer que os dois conceitos estão estreitamente interligados. Líderes realizam metas e poder é um meio de facilitar suas realizações. Vejamos a diferença entre o poder de recompensa e o poder coercitivo.

O poder da recompensa é totalmente o oposto do poder coercitivo, pois no poder da recompensa as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre elas.

No entanto o poder coercitivo é quando alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falhar na concordância. Ele se apoia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas como infligir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.

O poder coercitivo e o poder de recompensa são na verdade complementos um do outro. Se você pode tirar algo de valor positivo de outro ou infligir algo de valor negativo sobre ele, você tem poder coercitivo sobre essa pessoa. O poder legítimo é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar, ele inclui a aceitação por membro de uma organização, da autoridade de uma posição.

Portanto, o poder coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Por exemplo, se um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com